Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mostra de arte ‘Memória e Presença’ reúne fotografias e desenhos digitais em Lençóis

A mostra reúne 26 obras, entre fotografias e desenhos digitais impressos | FOTO: Divulgação |

A exposição Memória e Presença da artista Marilin Novak segue até 22 de novembro na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, Chapada Diamantina. A mostra reúne 26 obras, entre fotografias e desenhos digitais impressos, oferecendo ao público uma experiência visual e reflexiva sobre memória e presença.

Marilin Novak é paulista e voltou a morar em Lençóis há 1 ano, depois de ter vivido na cidade chapadense por 2 anos antes da pandemia. Essa exposição representa o reencontro do olhar da artista com o lugar que escolheu como lar.

“Nesse último ano saí regularmente com a câmera pelas ruas e trilhas, principalmente do Serrano, com o intuito de enxergar além da rotina do dia a dia, de exercitar a reconexão, a presença e a admiração pela região”, explica.

“O conceito de beleza é complexo e relativo, mas é impossível encontrar em Lençóis um morador ou visitante que não tenha aqui aprendido na prática o que é a beleza, percebendo-a de forma intuitiva e sensível”, completa.

A fotografia de trilhas e paisagens naturais mostrou a riqueza da natureza na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

Expressão em outras linguagens
Em paralelo à fotografia, Marilin recorre ao desenho e à pintura para revisitar as memórias das paisagens que já contemplou em diferentes momentos da vida. Sua trajetória de 20 anos como montanhista, somada ao trabalho como jornalista de turismo, esportes e atividades de aventura, moldou a forma como se relaciona com a natureza: “não apenas como cenário, mas como experiência vivida”.

É dessa relação que se origina a exposição Memória e Presença, um programa cultural imperdível para quem estiver em Lençóis nos próximos dias ou durante o 1º Festival de Forró, que acontece na cidade dias 21 e 22 de novembro (a exposição acaba no dia 22).

Afrânio Peixoto
A Casa e Memorial Afrânio Peixoto, localizada em Lençóis, é um espaço cultural vinculado à Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

Além de visitar a exposição temporária, vale a pena conhecer o próprio sobrado onde é o memorial, que abriga um rico acervo bibliográfico, documental e museológico do médico e romancista baiano Afrânio Peixoto, além de um vasto acervo sobre ciências sociais e história da Bahia. As informações são de assessoria.

Exposição Memória e Presença
De 14/10 a 22/11/2025
Casa e Memorial Afrânio Peixoto
@memoriaafraniopeixoto
Praça Nossa Senhora do Rosário s/n, Centro, Lençóis
Telefone: (75) 3334-1728
SEGUNDA a SEXTA: 8h às 12h e 13h às 17h
SÁBADO: 8h às 12h

Sair da versão mobile