A base do Samu em Lençóis recebeu, na última sexta-feira (31), um treinamento voltado ao atendimento de traumas, conduzido pelo enfermeiro Vinícius Djalma. Essa atividade reuniu os profissionais da equipe para atualização de protocolos, técnicas de suporte avançado e estratégias de atuação rápida em situações de emergência, essenciais para garantir respostas eficazes em casos críticos.
Durante o treinamento, os participantes aprenderam a realizar avaliação inicial do paciente, controle de hemorragias, imobilização de fraturas e manuseio adequado de equipamentos de urgência. Simulações práticas reproduziram diferentes cenários de acidentes e traumas, permitindo que os profissionais desenvolvessem tomada de decisão sob pressão e aprimorassem a coordenação em atendimentos complexos.
Além das técnicas de socorro, a capacitação incluiu orientações sobre comunicação com pacientes e familiares, e protocolos para transporte seguro até unidades hospitalares. O foco foi otimizar o tempo de resposta, priorizar a estabilidade clínica e reduzir riscos de complicações durante o atendimento.
A iniciativa é fundamental para que as equipes estejam preparadas para atuar em situações complexas, aprimorando habilidades técnicas e práticas e assegurando um serviço mais rápido, seguro e eficiente à população.
Jornal da Chapada














































