Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Suíca diz ser ‘impossível’ Jerônimo não disputar reeleição e cutuca Coronel: ‘Lídice também tinha direito em 2018’

Suíca nega articulação para trocar Jerônimo em 2026 | FOTO: Evilásio Júnior |

O ex-vereador Luiz Carlos Suíca (PT) negou à CBN Salvador qualquer movimento interno para substituir o governador Jerônimo Rodrigues como candidato à reeleição em 2026. Segundo ele, rumores sobre uma suposta articulação do ministro Rui Costa — ventilados até por aliados de ACM Neto — não se sustentam.

“Isso é impossível. Seria muito deselegante. Jerônimo é o candidato à reeleição, isso é fato”, afirmou. Suíca disse não enxergar, no PT, qualquer ação de Rui para fragilizar o governador.

O petista reconheceu, no entanto, haver dentro do partido o desejo antigo de montar uma “chapa puro sangue” ao Senado, com Jaques Wagner e Rui Costa, o que tiraria o PSD da majoritária. Mas ponderou que a realidade eleitoral exige acordos.

“O desejo é ter [a chapa do PT]. Mas, se não for possível, tem que aliar com os parceiros”, afirmou. Ele citou que o senador Angelo Coronel tem direito de buscar a reeleição, mas comparou a situação à da deputada federal Lídice da Mata (PSB), preterida em 2018 sem gerar crise significativa.

“Quando a pessoa pensa em grupo, você tem que ir para o sacrifício. Quando pensa individual, fica nessa murrinha. É todo o direito de Coronel ser candidato à reeleição, correto? Mas Lídice também tinha o direito lá em 2018, não foi e não fez essa confusão toda. Foi ser deputada federal”, declarou.

Questionado se ele próprio torce pela “chapa dos sonhos” no Senado, o ex-vereador respondeu com franqueza: “Meu desejo sempre foi ter um governo do PT, uma Assembleia do PT, um Congresso cheio de PT. Mas hoje entendo que a política é feita de alianças.”

Luiz Carlos Suíca confirmou também que será candidato a deputado em 2026, mas ainda não decidiu se estadual ou federal. Com informações do Blog do Vila.

Sair da versão mobile