Uma pesquisa divulgada nesta última quarta-feira (3) pelas empresas Nexus e Demà revela que os jovens brasileiros enxergam a Inteligência Artificial (IA) como uma ferramenta central para o futuro profissional. Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados acreditam que dominar IA é um diferencial importante na hora de conseguir um emprego.
O estudo ouviu 2.016 jovens de 14 a 29 anos, entre 14 e 20 de julho, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de confiança.
Por outro lado, 11% dos jovens afirmam que o conhecimento em IA não faz diferença na conquista de uma ocupação, enquanto 3% avaliam que pode até ser prejudicial e 2% não souberam responder.
Ferramenta de apoio ao aprendizado
Além da percepção sobre empregabilidade, a pesquisa investigou como as tecnologias de IA são utilizadas no cotidiano dos jovens. Para 69%, essas ferramentas podem ajudar no processo de aprendizagem, enquanto 24% acreditam que elas podem atrapalhar. Outros 7% não souberam responder.
O estudo revela que o uso da IA já está amplamente disseminado entre os jovens brasileiros:
• 83% utilizam para pesquisas gerais ou acadêmicas;
• 71% recorrem à IA para o dever de casa, trabalhos e estudos;
• 70% usam para tradução de textos;
• 67% a utilizam para resumir ou corrigir publicações;
• 66% usam para gerar novas ideias;
• 63% criam imagens;
• 62% escrevem novos textos;
• 52% produzem apresentações e relatórios.
Tecnologia como aliada da produtividade
Para o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno, os dados reforçam o papel da IA como suporte educacional e profissional. “É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias, um aliado da eficiência e produtividade”, afirma. Ele destaca ainda que a tecnologia já se tornou parte do cotidiano de adolescentes e jovens, especialmente como ferramenta de estudo. “IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente as de aprendizado.”
Jornal da Chapada














































