Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Fabya Reis entra no jogo eleitoral e confirma pré-candidatura à Assembleia Legislativa em 2026

Fabya Reis confirma intenção de disputar mandato na Assembleia Legislativa | FOTO: Reprodução |

Em um movimento que recalibra o tabuleiro político baiano para o próximo pleito, a secretária de assistência e desenvolvimento social da Bahia, Fabya Reis confirmou oficialmente que seu nome está posto como pré-candidata a deputada estadual para 2026.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (31), em entrevista à jornalista Adriana Planzo, no programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, onde a titular da Seades (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) detalhou o processo de articulação interna que sustenta sua nova empreitada eleitoral.

Conforme a secretária, a decisão não é isolada, mas fruto de um “debate ventilado” dentro de seu campo político, que envolve o Partido dos Trabalhadores (PT), a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Fabya destacou que a candidatura já foi homologada por seu campo político e pelo MST, restando agora o ajuste final com o núcleo do governo. “Teremos aí, logo no início do ano, em diálogo com o governo, essa confirmação desse trabalho. Por enquanto, a pré-candidatura a deputada estadual”, afirmou a secretária.

Foco na Gestão e Alinhamento com Jerônimo
Apesar da confirmação eleitoral, Reis enfatizou que o foco imediato permanece na gestão estadual sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues. Ela reforçou a importância do “encorajamento para o trabalho” e da construção de uma Bahia que atenda aos anseios sociais.

O que esperar para 2026
A entrada de Fabya Reis na disputa por uma vaga na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) é vista como estratégica. Com um histórico de forte atuação na promoção da igualdade racial e assistência social, sua candidatura busca consolidar a representatividade de mulheres negras e movimentos sociais no legislativo estadual.

A confirmação definitiva da chapa e o anúncio oficial do planejamento de campanha devem ocorrer já no primeiro trimestre do próximo ano, após rodadas de negociação com o conselho político do governo. Jornal da Chapada com informações do portal Sociedade Online.

Sair da versão mobile