Com foco na ampliação dos direitos dos trabalhadores da limpeza urbana, no fortalecimento da luta antirracista e na defesa de causas sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) afirma que pretende ampliar sua atuação política para 2026, colocando essas pautas no centro do debate público. A proposta, segundo ele, é aprofundar iniciativas que enfrentem as desigualdades sociais e valorizem quem vive do trabalho, especialmente nos setores historicamente mais invisibilizados.
Suíca destaca que esse projeto dialoga com os avanços registrados nos últimos anos pelo governo do presidente Lula (PT), sobretudo na redução das desigualdades e na recuperação do emprego. “Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro ficou em 5,2%, o menor índice desde 2012”, detalha o petista. Ele diz que é isso que o impulsiona a uma pré-candidatura. “Sempre com políticas públicas voltadas à geração de renda e inclusão social, com impactos também na Bahia”.
Entre as bandeiras defendidas por Suíca está o fortalecimento da atuação sindical frente ao setor patronal, como instrumento essencial para assegurar direitos, negociar reajustes salariais e garantir condições dignas de trabalho. Ele também tem defendido a aprovação do Projeto de Lei 4146, que regulamenta a profissão de garis e margaridas em todo o país, além de políticas públicas voltadas à redução da violência contra jovens negros das periferias e à preservação das religiões de matriz africana.
“Em 2026, quero intensificar a luta pela aprovação do projeto que reconhece os garis e margaridas como profissionais essenciais, mas também ampliar o alcance dessa atuação para outras causas sociais que impactam diretamente a população. Nosso compromisso é com justiça social, combate ao racismo e garantia de direitos para quem mais precisa”, completa Suíca. Com informações de assessoria.

