A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (7), novidades tecnológicas que serão utilizadas na Copa do Mundo de 2026. Entre os recursos apresentados, está o uso da Inteligência Artificial para colaborar com a arbitragem na análise das partidas e ampliar o engajamento dos torcedores.
Uma das inovações será a criação de avatares em 3D dos jogadores das seleções, desenvolvidos a partir de inteligência artificial. A tecnologia foi testada recentemente na Copa Intercontinental, durante a partida entre Flamengo e Pyramids.
As imagens tridimensionais dos atletas serão utilizadas como apoio à tecnologia semiautomática de impedimento, após o escaneamento digital dos jogadores em campo. O recurso tem como objetivo oferecer maior precisão na análise dos lances.
Ao comentar as novidades, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, destacou a dimensão do evento. “A Copa do Mundo em 2026 será o maior show no planeta Terra. Sete milhões de pessoas irão a 104 jogos, dezenas de milhões de torcedores viajarão à América do Norte para sentir o clima da Copa, seis bilhões de pessoas assistirão de casa, e o mundo vai parar”, afirmou.
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em três países-sede: Canadá, Estados Unidos e México. A estreia da Seleção Brasileira está marcada para o dia 13 de junho, contra o Marrocos.
Jornal da Chapada















































