Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Primeira pesquisa Genial/Quaest de 2026 mostra Lula com 49% de desaprovação e 47% de aprovação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | FOTO: Ricardo Stuckert/PR |

A primeira pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2026 apontou estabilidade nos percentuais de aprovação e desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação a dezembro de 2025. O levantamento, revelado nesta quarta-feira (14), mostra que 47% aprovam o desempenho de Lula, contra 49% que desaprovam. Em dezembro, a aprovação era de 48% e a desaprovação também era de 49%.

Na avaliação geral do governo federal, 32% dos entrevistados classificaram a gestão como positiva, índice que era de 34% na pesquisa anterior. Já a avaliação negativa subiu de 38% para 39%. As respostas que consideram o governo “regular” passaram de 25% para 27%.

Entre os idosos, com 60 anos ou mais, o índice de aprovação do presidente Lula chega a 51%, enquanto 46% desaprovam. Em dezembro, havia empate técnico nesse grupo, com 48% de aprovação e 49% de desaprovação. Já entre os mais jovens, de 16 a 34 anos, a desaprovação é de 52%, superior à aprovação, que soma 44%.

Na faixa etária de 35 a 59 anos, os números indicam empate técnico, com 49% de desaprovação e 47% de aprovação.

A pesquisa também questionou se Lula merece se reeleger para mais quatro anos de mandato. Para 40% dos entrevistados, ele merece a reeleição, percentual que era de 41% na pesquisa passada. Já 56% são contra a reeleição do presidente, mesmo índice registrado em dezembro.

Sobre a avaliação da economia nos últimos 12 meses, 24% disseram que a situação melhorou, enquanto 43% afirmaram que piorou e 29% avaliaram que permaneceu igual. Na pesquisa anterior, 28% diziam que havia melhorado, 38% que tinha piorado e 31% que estava igual.

Em relação às expectativas para os próximos 12 meses, 48% acreditam que a economia vai melhorar, percentual que era de 44% em dezembro. Já 28% afirmam que vai piorar, contra 33% no levantamento anterior, e 21% acreditam que vai ficar do mesmo jeito.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile