Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: MP recomenda paralisação de obras na Rua Nilo Peçanha e moradores ficam apreensivos em Morro do Chapéu

Rua Nilo Peçanha com obras paralisadas | FOTO: Reprodução/Redes sociais |

As obras na Rua Nilo Peçanha, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foram paralisadas a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o que gerou apreensão entre moradores da região. A informação foi confirmada pela prefeita Juliana Araújo (PDT), após o Jornal do Chapada receber relatos sobre a interrupção dos serviços e a recomendação emitida pelo órgão ministerial.

De acordo com as informações, o MP-BA encaminhou recomendação à Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Obras. “A orientação resultou no embargo das intervenções realizadas na via, que integra o conjunto de ruas históricas do nosso município”, confirma a gestora.

A Rua Nilo Peçanha faz parte de um grupo de três ruas transversais com pavimentação em pedras, juntamente com as ruas ACM e Major Pedro Celestino. As intervenções tinham como objetivo uma nova pavimentação, com a retirada das pedras para utilização futura no nivelamento da Rua Coronel de Coelho, conhecida como Rua das Árvores, considerada a principal e mais histórica via de Morro do Chapéu.

Segundo informações da prefeita
Juliana Araújo , o setor de engenharia já tem um projeto pronto, no qual trata de retirar pedras das ruas transversais, dessas três ruas citadas e reutilizar no nivelamento da rua das Árvores. A prefeita relata que o projeto elaborado, apresenta em conjunto, a entrada da cidade, um novo portal e uma praça, o que reforça a imagem de cidade turística.

As mudanças nas transversais ocorreriam porque se tratam de vias de intensa movimentação, especialmente por idosos, que já registraram quedas e dificuldades de locomoção devido às irregularidades do piso. A Rua Nilo Peçanha, inclusive, dá acesso ao hospital, o que dificultava o deslocamento de pacientes, inclusive acamados, em situações de emergência.

Nas redes sociais, parte da população se manifestou favorável à retirada das pedras nas ruas transversais, citando justamente os riscos de quedas de idosos e as dificuldades de acesso ao hospital, demonstrando apoio às mudanças propostas pela prefeitura.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile