O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou publicamente qual deve ser a composição da chapa governista para as eleições de 2026 na Bahia e deixou de fora do arranjo o senador Angelo Coronel (PSD). A declaração foi feita no sábado (24), durante visita ao município de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do senador Jaques Wagner (PT).
Em entrevista à TV Pirôpo, Rui foi direto ao comentar o cenário eleitoral. “Eu saio do ministério no final de março e serei candidato a senador da República, e, portanto, junto com Jerônimo governador e Wagner também senador”, afirmou. O ministro também voltou a afastar qualquer possibilidade de disputar o governo do Estado.
A agenda em Maracás incluiu a inauguração de uma nova escola em tempo integral e simbolizou a unidade do trio petista. O senador Angelo Coronel e o senador Otto Alencar (PSD) não participaram da visita.
As declarações de Rui Costa contrastam com o tom adotado até agora por Jerônimo Rodrigues. O governador tem evitado tratar a composição da chapa como definida, afirmando que as conversas seguem em curso e sem descartar publicamente a presença de Coronel.
Jaques Wagner, por sua vez, tem sinalizado preferência por uma chapa majoritária “puro-sangue” do PT, embora também ressalte que o processo de negociação ainda não foi encerrado. O presidente Lula (PT) deve participar das articulações.
Do lado do PSD, Angelo Coronel mantém o discurso de que será candidato à reeleição. Já Otto Alencar assegurou que o senador terá legenda para concorrer, mesmo que de forma avulsa, caso fique fora da chapa governista. Com informações do site Política Livre.






















































