O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou nesta quinta-feira (29), em entrevista à Rádio Metrópole, que o projeto do teleférico urbano da capital baiana terá investimento estimado em R$ 700 milhões e fará parte de uma reformulação do sistema de mobilidade da cidade.
Segundo o gestor, o modelo atual, baseado no transporte sobre pneus, está esgotado e não atende mais às necessidades da população. “O sistema de transporte de pneus está falido. O que vai equilibrar os sistemas são novos modais que possam reduzir o custo e possam trazer melhor qualidade e conforto”, afirmou.
De acordo com Bruno Reis, o teleférico será integrado a outros modais já existentes ou em implantação, como metrô, VLT, BRT, BRS e STEC, formando uma rede multimodal interligada por um sistema de integração inteligente.
“Imagine com o teleférico funcionando, com o VLT, com o metrô, com o BRT, com o BRS, com o STEC, todos integrados. A gente vai ter um dos sistemas de transporte mais modernos do mundo, com mais qualidade, segurança, conforto e ganho de tempo para as pessoas”, declarou.
O prefeito destacou ainda que a Prefeitura tem realizado os investimentos que cabem à gestão municipal, enquanto o Governo do Estado executa obras nos modais sob sua responsabilidade. Para ele, o principal desafio agora é institucional. “O que precisa, e da minha parte tem toda disposição, é diálogo para a gente fazer a integração e buscar a racionalidade do sistema”, disse. Com informações do site Classe Política, parceiro do Jornal da Chapada.

