Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Lula passa bem após cirurgia de catarata no olho esquerdo

Lula realizou cirurgia de catarata em hospital de Brasília | FOTO: Ricardo Stuckert/PR |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa bem após ser submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30). A realização do procedimento foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

Os exames pré-operatórios foram realizados na quinta-feira (29), em Brasília. Aos 80 anos, Lula vinha mantendo sua rotina de trabalho na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, onde deve permanecer durante o período de recuperação. O presidente havia retornado na madrugada de quinta-feira de uma viagem ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026.

Esta não é a primeira cirurgia de catarata do chefe do Executivo. Em 2020, ele já havia passado pelo mesmo procedimento, mas no olho direito. A catarata é uma condição associada ao processo natural de envelhecimento e provoca a perda de transparência do cristalino, a lente natural dos olhos, deixando a visão opaca e embaçada.

O procedimento atual se soma a um histórico médico recente acompanhado pela equipe presidencial. Em outubro de 2024, Lula sofreu uma queda no banheiro de sua residência, lesionando a nuca, o que levou ao cancelamento de compromissos oficiais, como a participação na cúpula dos Brics, na Rússia. Em decorrência do acidente, ele passou por uma cirurgia em dezembro do mesmo ano para tratar uma hemorragia intracraniana.

O histórico de saúde do presidente inclui ainda o diagnóstico de câncer na laringe em 2011, considerado curado em 2012 após quimioterapia, a retirada de uma leucoplasia na laringe em novembro de 2022 e dois diagnósticos de Covid-19.

Em nota oficial, o Palácio do Planalto informou que a cirurgia foi realizada no CBV Hospital de Olhos, em Brasília, sem intercorrências, e que o presidente já recebeu alta hospitalar. Ele permanecerá nesta sexta-feira e durante o fim de semana na Granja do Torto, com retorno às atividades de rotina previsto para segunda-feira (2).

Segundo o comunicado, Lula segue com acompanhamento habitual das equipes médicas lideradas pelo professor doutor Roberto Kalil Filho e pela doutora Ana Helena Germoglio.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile