O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu governo venceu o ceticismo e encerrou o ano de 2025 com avanços e números recordes. As declarações constam na Mensagem ao Congresso Nacional, entregue nesta segunda-feira (2), durante sessão solene que marcou a retomada dos trabalhos legislativos após o recesso.
No texto, Lula também defendeu o fim da escala 6×1 e destacou que as previsões pessimistas sobre a economia não se confirmaram.
“As profecias eram as piores possíveis: economia estagnada; inflação descontrolada; dólar em disparada; bolsa em queda livre; e fuga de investimentos estrangeiros. Aconteceu justamente o contrário: o Brasil chegou ao fim de 2025 mais forte do que nunca”, diz trecho da mensagem.
O documento apresenta ainda indicadores econômicos positivos. “O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu pelo terceiro ano consecutivo. O dólar teve, em 2025, a maior queda dos últimos nove anos. A Bolsa de Valores cresceu 34% em relação a 2024 e ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 160 mil pontos.”
A Mensagem ao Congresso, com mais de 900 páginas, foi entregue pessoalmente pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, como é praxe. Diversos ministros do governo federal e autoridades também estiveram presentes na sessão solene.
Jornal da Chapada

