Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Durante evento em Irecê, ACM Neto coloca segurança pública no centro do debate e fala sobre diálogo com Angelo Coronel

Em meio ao debate sobre o semiárido, ACM Neto projeta cenário político para 2026 | FOTO: Reprodução |

Com participação de destaque do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União), a 3ª edição do Fórum S.O.S Bahia foi realizada na última quinta-feira (5), em Irecê, reunindo lideranças políticas e representantes de diversos setores para discutir os desafios do semiárido baiano. Promovido pela Fundação Índigo, ligada ao União Brasil, o evento também funcionou como espaço de articulação política e de projeção do nome de ACM Neto no cenário estadual, já mirando as eleições de 2026.

Com o tema ‘Caminhos para Transformar a Realidade do Semiárido Baiano’, o fórum teve como objetivo central debater alternativas para o desenvolvimento da região, abordando questões estruturais como economia, infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. A proposta foi promover reflexões sobre políticas públicas capazes de enfrentar desigualdades históricas e estimular soluções sustentáveis para o interior do estado.

O encontro contou ainda com a presença do ex-governador da Bahia, Paulo Souto, do ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes (PSDB),e da presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, além de outras lideranças políticas e empresariais. As discussões reforçaram a importância do diálogo entre diferentes setores para a construção de propostas voltadas ao fortalecimento do semiárido e ao desenvolvimento regional.

Em entrevista ao Jornal Boa Tarde Bahia, ao ser questionado sobre as eleições estaduais e o papel da segurança pública no debate eleitoral, ACM Neto afirmou que o tema deve ocupar posição central. “Não há dúvida de que o eixo da campanha será mostrar a necessidade de mudanças no nosso estado, depois de 20 anos de governos do PT. A segurança pública é uma das prioridades, porque a Bahia lidera os índices de homicídios e a população cobra uma nova postura no enfrentamento da violência”, declara o ex-prefeito de Salvador.

ACM Neto também comentou sobre a possibilidade de ampliação de sua base política, citando o senador Angelo Coronel (PSD). Segundo ele, há expectativa de diálogo para composição da chapa. “Existe o desejo claro de trazer o senador Angelo Coronel para integrar nossa base. Ele será muito bem-vindo em qualquer um dos partidos que hoje compõem a nossa aliança”, afirma Neto.

Demonstrando apoio à pré-candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia, Ciro Gomes destacou a importância da renovação política no estado e elogiou a trajetória do ex-prefeito de Salvador. Para ele, o cenário baiano vive um ciclo prolongado de hegemonia política que precisa ser superado com uma alternativa consistente e experiente.

“O poder concentrado é o que está acontecendo na Bahia e também no Ceará, com longos períodos de governos petistas. A sorte da Bahia é ter uma alternativa de mudança que não representa um salto no escuro. ACM Neto tem muita experiência, uma trajetória consolidada e representa uma renovação que já foi colocada em prática em Salvador. O que ele realizou na capital hoje é referência para o Brasil, especialmente para quem busca uma alternativa a esse modelo político que se repete e já mostra sinais de esgotamento”, declara.Jornal da Chapada com informações do portal Boa Tarde Bahia.

Sair da versão mobile