O ex-ministro da Casa Civil e fundador do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu, estimou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá obter cerca de cinco milhões de votos na Bahia nas eleições de outubro, quando disputará a reeleição. A projeção foi feita durante coletiva de imprensa no encerramento das comemorações dos 46 anos do PT.
Segundo Dirceu, o cenário eleitoral apresenta desafios significativos, mas a expectativa é de crescimento no apoio ao presidente no estado. “O desafio é muito grande. Mas a Bahia nos deu quatro milhões de votos e espero que dê cinco milhões. O desafio é reeleger o presidente Lula e mudar o Congresso Nacional”, afirmou.
Caso a projeção se confirme, o desempenho eleitoral de Lula na Bahia ficará abaixo do registrado nas eleições de 2022. Naquele ano, o petista obteve 5.873.081 votos no primeiro turno e 6.097.816 no segundo turno.
Durante a entrevista, José Dirceu também ressaltou a importância da renovação do perfil do Congresso Nacional. Para ele, a mudança no Legislativo é tão relevante quanto a reeleição do presidente. “Tão importante como reeleger o presidente Lula é mudar o Congresso”, declarou.
O ex-ministro ainda comentou sobre a possibilidade de se candidatar a deputado federal pelo estado de São Paulo. Segundo Dirceu, caso confirme a candidatura, sua campanha terá como foco a necessidade de alterações no Congresso para viabilizar reformas estruturais no país. “Eu inclusive, na hora que eu for candidato, vou fazer campanha muito no foco de mudar o Congresso Nacional, para ajudar o presidente Lula a fazer as reformas que o Brasil precisa. O Brasil precisa crescer 5% ao ano, dobrar essa riqueza e distribuir ela melhor em dez anos”, projetou. Com informações do site Aqui Só Política.



















































