• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Política: Comunidade indígena do Peru ameaça se incorporar ao Brasil caso governo não atenda demandas

O povoado de Bellavista Callarú deu um prazo de 30 dias para que o Estado peruano responda a uma série de reivindicações relacionadas à segurança, à presença institucional e à oferta de serviços básicos.

Estagiário 1 por Estagiário 1
9 fevereiro 2026 - 16h12
no Política
0
#Política: Comunidade indígena do Peru ameaça se incorporar ao Brasil caso governo não atenda demandas

A comunidade peruana surpreendeu ao ameaçar se juntar ao território brasileiro | FOTO: Reprodução |

Uma comunidade indígena no extremo norte do Peru lançou um “ultimato” ao governo do país e passou a admitir, abertamente, a possibilidade de se incorporar ao território do Brasil. Localizado na região de Loreto, na tríplice fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia, o povoado de Bellavista Callarú deu um prazo de 30 dias para que o Estado peruano responda a uma série de reivindicações relacionadas à segurança, à presença institucional e à oferta de serviços básicos na região.

Habitada majoritariamente pela etnia ticuna, a localidade fica no distrito de Yavarí, na província de Mariscal Ramón Castilla, uma das áreas mais sensíveis da Amazônia peruana. Segundo as autoridades locais, o abandono estatal abriu espaço para a atuação de organizações criminosas ligadas ao narcotráfico, que operam com liberdade na região e alimentam uma escalada de violência marcada por assassinatos, extorsões, ameaças e casos de sicariato (contratação de assassinos de aluguéis).

O ultimato foi anunciado pelo líder da comunidade, Desiderio Flores Ayambo, que afirma não haver presença efetiva do Estado na fronteira. “Se não houver uma resposta concreta, consideraremos alternativas drásticas, incluindo a anexação ao Brasil”, declarou, em entrevista ao jornal local La Región.

Comunidade peruana de Bellavista Callarú | FOTO: Editoria de Arte/O Globo |

A precariedade dos serviços públicos é apontada como um dos principais fatores do descontentamento. Bellavista Callarú não conta com policiamento permanente, sistema de Justiça, atendimento de saúde adequado, nem infraestrutura educacional suficiente. Em entrevista à rádio RPP, Flores afirmou que a localidade nunca recebeu a visita de ministros ou do governador regional de Loreto.

“O único que nos visitou foi o deputado Edwin Martínez, a quem pedimos ajuda porque também há necessidades aqui.”

Na área da saúde, o cenário é descrito como crítico. A unidade médica local funciona apenas com dois técnicos, sem médicos ou obstetras, o que obriga o encaminhamento de gestantes em situação de risco para Santa Rosa e, em muitos casos, para hospitais em território brasileiro. “Quando uma mãe está grave, mandam para Santa Rosa e depois para o Brasil. O que fazemos nós?”, questionou o líder comunitário.

A situação nas escolas também é precária. Há apenas um colégio, com dez salas de aula, obrigando alunos do ensino fundamental e médio a compartilhar os mesmos espaços ou a estudar em ambientes improvisados, como refeitórios e auditórios. Mais de 90 estudantes do ensino médio e cerca de 200 do fundamental convivem com a falta de estrutura, segundo as autoridades locais.

Comunidade indígena da fronteira amazônica busca resposta do governo e avalia adesão ao Brasil | FOTO: Reprodução |

O isolamento em relação ao restante do país se reflete até na economia cotidiana. De acordo com Flores Ayambo, o sol peruano (moeda do país) praticamente deixou de circular em Bellavista Callarú.

“Aqui nós não vemos a moeda peruana, é tudo brasileira e colombiana”, afirmou, ao descrever o grau de desconexão econômica e simbólica com o Peru.

Além das queixas imediatas, a comunidade cobra a criação oficial do distrito de Bellavista Callarú, um processo que, segundo o Flores, está parado há mais de dois anos no Ministério das Relações Exteriores.

“A criação do distrito permitiria instalar o Estado, controlar o território e oferecer serviços para frear o narcotráfico”, declarou Flores.

Apesar do tom crítico, Flores afirma que a população não deseja romper com o Peru, mas exige uma resposta concreta e imediata. Caso o prazo não seja cumprido, a ameaça de buscar a “incorporação” ao Brasil passaria a ser considerada.

“Somos governados pelo Brasil e por dinheiro colombiano”, disse, ao resumir a realidade de uma fronteira onde, segundo ele, o Estado peruano praticamente não existe. Jornal da Chapada com informações do portal O Globo.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Inauguração da Escola Dom Pedro II leva ensino em tempo integral à comunidade de Sapecado em Mulungu do Morro

Próximo Post

#Bahia: SindilimpBA volta a denunciar atraso salarial dos terceirizados da Univasf e ameaça paralisação em Juazeiro

Próximo Post
#Bahia: SindilimpBA volta a denunciar atraso salarial dos terceirizados da Univasf e ameaça paralisação em Juazeiro

#Bahia: SindilimpBA volta a denunciar atraso salarial dos terceirizados da Univasf e ameaça paralisação em Juazeiro

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.