Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Jerônimo viajará à Ásia antes do fim do Carnaval para captar recursos à indústria farmacêutica

Governador Jerônimo Rodrigues (PT) | FOTO: Feijão Almeida/GOVBA |

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), viajará para a Ásia antes do encerramento do Carnaval. A declaração foi dada nesta quinta-feira (12). O chefe do Executivo estadual integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agendas na Índia e na Coreia do Sul.

“Eu devo viajar antes de terminar o Carnaval. Temos uma agenda na Índia e na Coreia [do Sul]”, afirmou. Segundo o governador, a viagem deve ocorrer possivelmente na terça-feira, com duração de uma semana. Apesar de participar da comitiva, Jerônimo explicou que não estará no mesmo voo que o presidente, pois aguardará o Carnaval antes de embarcar e permanecerá mais tempo no exterior para cumprir agendas adicionais.

Na Ásia, o governador terá como missão captar recursos para a indústria farmacêutica baiana por meio de parceria entre governo e iniciativa privada. O objetivo é desenvolver medicamentos oncológicos de alto custo para fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Jerônimo citou que, há um mês, esteve em São Paulo para visitar uma indústria de medicamentos em parceria com a Bahia Farma. A proposta envolve uma parceria público-privada para produção de medicamentos contra o câncer na Bahia. Agora, segundo ele, acompanhará Lula em visitas a indústrias na Índia e na Coreia para buscar investimentos voltados a esse projeto.

De acordo com o governador, a produção local permitirá gerar empregos, tecnologia e reduzir custos dos medicamentos destinados ao SUS, incluindo tratamentos para câncer de mama, estômago e pescoço.

Durante a viagem, Jerônimo também pretende visitar a Samsung para conhecer tecnologias na área de saúde. Ele informou que viajará acompanhado da presidenta e diretora da Bahia Farma, da secretária de Saúde e da agência de captação de recursos. No período da viagem, o vice-governador Geraldo Júnior assumirá o governo do estado.

O governador também afirmou que aguarda a possível vinda de Lula ao Carnaval de Salvador. Segundo ele, há uma pré-agenda para que o presidente inclua a capital baiana entre compromissos em Recife e no Rio de Janeiro, fortalecendo a visibilidade do evento.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile