Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: MP-BA mantém plantão 24h nos circuitos do Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas

Atendimento 24h nos circuitos | FOTO: Sérgio Figueiredo/MP-BA |

Com duas Bases Avançadas nos circuitos Dodô e Osmar o Ministério Público do Estado da Bahia inovou no Carnaval 2026 ao designar promotores de Justiça e servidores em regime de plantão 24 horas para assegurar atendimento contínuo, acolhimento imediato e orientação jurídica aos foliões nos principais circuitos de Salvador.

De plantão no último domingo (15), na Base Avançada do Campo Grande, o promotor de Justiça Wilson Figueiredo destacou que o funcionamento ininterrupto garante pronta resposta às demandas que surgem ao longo da festa. “Estamos funcionando desde a quinta-feira, dia 12, até o último dia de Carnaval, durante as 24 horas. Houve remanejamento de promotores de Justiça e servidores para garantir disponibilidade integral à população. O folião pode procurar o Ministério Público em situações de abuso, crime ou qualquer outra necessidade urgente, recebendo os devidos encaminhamentos”, afirmou.

Nos locais, os foliões podem receber orientação jurídica e registrar denúncias, que serão analisadas pelos promotores de Justiça. A atuação foi reconhecida por quem participa da festa. Para o folião Rafael Souza, a presença do Ministério Público representa um reforço importante para a segurança e o respeito durante o Carnaval. “A presença do MP é um reforço para a nossa segurança, combatendo abusos, discriminação e homofobia. É fundamental para que tudo ocorra bem, com paz e respeito”, disse.

A promotora de Justiça Rita Moreira Leite, de plantão na Base Avançada de Ondina, ressaltou a importância da presença da instituição nos circuitos. “O Ministério Público está de portas abertas para receber e acolher a todos, dando os devidos encaminhamentos a cada demanda apresentada. Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas curtam ao máximo o Carnaval e tenham respeitados os seus direitos e a diversidade”, declarou.

A foliã Rose Teixeira, que curtiu o Carnaval no Camarote Acessível montado pela prefeitura municipal no Campo Grande, também destacou a relevância da atuação institucional. “Estamos agradecidos por ter o Ministério Público aqui, uma instituição que protege os direitos das pessoas idosas, das crianças e de todos que participam do Carnaval”, afirmou. Com informações do Bahia.ba.

Sair da versão mobile