O ex-ministro da Casa Civil e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), comentou, na manhã desta terça-feira (12), a crise envolvendo o fornecimento de alimentação nas creches comunitárias de Salvador. Durante a inauguração de uma creche municipal na cidade de Ipecaetá, concluída com recursos do Governo Federal, Rui lamentou que os problemas tenham levado mães e educadores a protestar na Praça Municipal.
Ao comparar a nova estrutura entregue em Ipecaetá com a realidade enfrentada pelas famílias de Salvador, Rui criticou duramente a gestão da capital e afirmou que a cidade convive com problemas básicos relacionados ao acesso à educação infantil. “Um grupo político que administra a prefeitura há 16 anos não construiu creches, não constrói e nem coloca alimentação escolar dentro das creches comunitárias. E as mães hoje estão lá na frente da prefeitura fazendo protesto”, afirmou.
Em outro trecho do discurso, Rui criticou as prioridades da administração municipal e disse não compreender como faltam recursos para crianças enquanto a prefeitura investe pesado em grandes eventos e atrações. “A prefeitura de Salvador gasta bilhões fazendo festas, contratando artistas caríssimos, mas falta dinheiro para dar às crianças das creches comunitárias o que comer. Então, eu não consigo entender o que é prioridade para essa gente, tamanho é o descaso que eles têm com as pessoas mais simples”, declarou.
Em entrevista à imprensa, ao comentar os recentes ataques feitos pelo ex-prefeito de Salvador ao grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ex-ministro disse encarar tudo “com surpresa e perplexidade”. “Gravar vídeo prometendo é fácil, difícil é fazer. São 16 anos governando uma cidade que é a pior em oferta de creches, é a pior em atenção à maternidade, é a pior em atenção básica de saúde. Prometer, promete. Fazer, quando tem oportunidade, não faz”, disse.
“Hoje, ao invés de estar viajando para São Paulo, se ele me procurar, eu os ajudo e não cobro nada. Minha consultoria não vai custar nada. Nem R$ 5 milhões de contrato vai custar”, ironizou Rui ao comentar o volume de contratos da prefeitura de Salvador e se colocar à disposição para ajudar gratuitamente o adversário político.
Em outro momento da entrevista, o ex-governador da Bahia disse que o ex-prefeito deveria priorizar explicações sobre a situação das creches comunitárias da capital. “Eu teria vergonha de ficar gravando vídeo se, na minha cidade, onde administro há 16 anos, eu não consigo botar comida para criança em creche”, declarou.
No evento, que reuniu centenas de pessoas na manhã de hoje, o pré-candidato ao Senado ainda rebateu a tese de que “político é tudo igual” e afirmou que a população precisa comparar projetos e resultados concretos. “Quando a gente diz que política é tudo igual, a gente só ajuda os maus políticos. A gente precisa separar o joio do trigo. E como é que separa? Comparando”, afirmou.
O evento em Ipecaetá contou com a presença da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, do prefeito Junior Piaggio, além de prefeitos e ex-prefeitos da região. Na ocasião, foi inaugurada a Creche Municipal Erotides Silva Oliveira. A obra foi iniciada na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas foi paralisada nos dois governos seguintes. O projeto foi retomado pelo presidente Lula, sob a coordenação da Casa Civil, e foi concluído após investimento de R$ 6,4 milhões provenientes do FNDE.

