A pavimentação da BA-245, no trecho que liga Mucugê ao distrito de Nova Colina, em Boninal, deu mais um passo para sair do papel após o Governo da Bahia publicar o resultado da licitação da obra no Diário Oficial do Estado (DOE). Com investimento superior a R$ 42 milhões, a intervenção é aguardada há anos por moradores, produtores rurais, comerciantes e motoristas que enfrentam diariamente dificuldades para trafegar pela via.
Atualmente, as condições do trecho são alvo de constantes reclamações. A estrada apresenta pontos com buracos, trechos desgastados e deficiência na sinalização, fatores que aumentam os riscos para quem utiliza a rodovia e exigem atenção redobrada dos condutores. Durante períodos de chuva, a situação costuma se agravar, impactando o deslocamento entre comunidades e comprometendo a segurança viária na região.
A empresa vencedora da licitação foi a Sinal Construtora LTDA, responsável pela execução da pavimentação dos 39,37 quilômetros previstos no projeto. A obra integra um conjunto de investimentos estaduais voltados para a melhoria da infraestrutura rodoviária da Chapada Diamantina, considerada uma das regiões com maior potencial turístico e econômico da Bahia.
Além de proporcionar mais segurança e conforto para motoristas e passageiros, a pavimentação deverá representar uma mudança significativa na logística regional. A expectativa é de redução do tempo de viagem e dos custos de transporte, beneficiando diretamente o escoamento da produção agrícola, a circulação de mercadorias e o acesso a serviços essenciais para moradores de diversos municípios.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), a intervenção reduzirá em aproximadamente 57 quilômetros a distância percorrida entre Mucugê e Seabra. “Quando estiver pronta, a obra na BA-245 facilitará o deslocamento entre as BAs 142 e 148 e diminuirá o tempo de viagem entre Mucugê e o distrito de Nova Colina de 1h para até 30 minutos. O trecho do distrito de Nova Colina até Boninal, que foi a primeira etapa, já está asfaltado com a obra concluída no segundo semestre de 2023”, afirma o secretário Saulo Pontes.
A melhoria da BA-245 deverá ampliar a integração entre diferentes municípios da Chapada Diamantina, beneficiando diretamente cidades como Seabra, Abaíra, Rio de Contas e Piatã. A nova ligação viária tende a facilitar o deslocamento de moradores, trabalhadores e produtores rurais, além de fortalecer atividades econômicas importantes para a região.
O investimento também é visto como estratégico para o turismo chapadeiro. Com trajetos mais curtos e melhores condições de acesso, destinos bastante procurados por visitantes, como o Vale do Pati, poderão se tornar ainda mais acessíveis, contribuindo para a movimentação da economia local e para o desenvolvimento de diversos setores ligados ao turismo. Jornal da Chapada com informações do portal A Tarte.



















































