• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Brasil: “Garis e margaridas mostram o quanto seus trabalhos são essenciais em apenas dois dias de greve”, diz SindilimpBA

Para os sindicalistas, a conclusão é que "os garis e margaridas conseguiram levar sua pauta ao centro do debate público nacional".

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
26 junho 2026 - 14h53
no Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Polícia, Urgente
0
#Brasil: “Garis e margaridas mostram o quanto seus trabalhos são essenciais em apenas dois dias de greve”, diz SindilimpBA

Os trabalhadores seguem em estado de mobilização permanente, organizados nacionalmente e prontos para retomar novas formas de luta | FOTO: Divulgação |

Bastaram apenas dois dias de greve para a sociedade brasileira entender que a atuação dos garis e margaridas é essencial para todas as cidades. Mesmo com a pressão voltada para o Senado Federal, onde o alvo da greve nacional está: o PL 4146, que regulamenta a profissão dos trabalhadores da limpeza urbana em todo o país e estabelece direitos trabalhistas, a greve acabou. Nesta quarta-feira (24), o SindilimpBA reafirma a luta pelo PL e que o fim da paralisação no Brasil foi uma decisão da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio da CUT e Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas devido ao apelo social.

“Trata-se de uma suspensão responsável, construída coletivamente, sem qualquer renúncia à pauta central da categoria: a votação e aprovação do PL dos Garis e Margaridas no Senado. Eles voltam por reconhecer a essencialidade do trabalho. Além de representar um passo fundamental para garantir dignidade, valorização profissional, piso salarial nacional e melhores condições de trabalho”, salienta a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, munida da nota da comissão nacional.

De acordo com a circular, “em apenas dois dias de greve nacional, a categoria deu uma demonstração histórica de força, unidade e capacidade de mobilização. A paralisação alcançou sete capitais — Brasília, Vitória, São Luís, Maceió, Cuiabá, Salvador e Natal — além de dezenas de municípios em todas as regiões do Brasil, mostrando que os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana não estão isolados, não são invisíveis e não aceitarão mais ser tratados como categoria secundária”.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Sindilimp_BA (@sindilimp.bahia)

Para os sindicalistas, a conclusão é que “os garis e margaridas conseguiram levar sua pauta ao centro do debate público nacional e mostrar que não há cidade funcionando sem limpeza urbana, coleta, varrição, conservação e todos os serviços essenciais prestados diariamente por essa categoria”.

Os trabalhadores seguem em estado de mobilização permanente, organizados nacionalmente e prontos para retomar novas formas de luta, caso o Senado continue ignorando o projeto. “A suspensão da greve também leva em consideração a população brasileira, que sentiu os impactos da paralisação justamente porque o trabalho dos garis e margaridas é essencial para o funcionamento das cidades. Essa mesma população compreendeu, apoiou e reconheceu a justiça da luta da categoria”.

A nota da comissão nacional também informa que em alguns municípios, sindicatos tiveram que enfrentar medidas judiciais, como interditos proibitórios, tentativas de intimidação e restrições ao direito constitucional de greve.

“Esses episódios serão avaliados juridicamente e politicamente pela confederação, pela comissão da greve e pelas entidades de base, para que os próximos passos do movimento sejam construídos com segurança e proteção a cada profissional. Nenhum trabalhador ou trabalhadora pode ser prejudicado por lutar por direitos. Nenhum sindicato pode ser criminalizado por defender sua categoria. E nenhuma cidade pode continuar dependendo do esforço diário dos garis e margaridas sem reconhecer, de forma concreta, o valor desses lutadores”.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#SãoJoão2026: Turistas lotam Mucugê e devem movimentar R$ 7 milhões na economia local, segundo governo

Próximo Post

#SãoJoão2026: Com vitória do Brasil, clima de Copa invade o Pelourinho em encerramento da festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações

Próximo Post
#SãoJoão2026: Com vitória do Brasil, clima de Copa invade o Pelourinho em encerramento da festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações

#SãoJoão2026: Com vitória do Brasil, clima de Copa invade o Pelourinho em encerramento da festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.