Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2026: Wagner e Rui defendem expansão da rede de saúde no interior da Bahia

Candidatos apresentam propostas para ampliar atendimento no interior | FOTO: Divulgação |

Em novo vídeo de campanha lançado nesta quarta (16), o senador Jaques Wagner (PT) e o ex-ministro Rui Costa (PT) destacaram a transformação da saúde pública da Bahia a partir da regionalização do atendimento e da expansão da rede estadual para o interior. O conteúdo reúne relatos de baianos que afirmam terem sido salvos por unidades públicas de saúde e traz o compromisso dos líderes, ao lado de Lula e Jerônimo, na ampliação da rede de hospitais e policlínicas no estado.

Na peça, Wagner destaca que a expansão da rede permitiu levar procedimentos de maior complexidade para regiões que antes dependiam da capital. “Você não tinha no interior cirurgia cardíaca, oncologia, cirurgia neurológica. A Bahia tem hoje 56 hospitais estaduais, e é para isso mesmo, para salvar vidas”, afirma o senador.

Rui ressalta que as gestões petistas promoveram uma revolução no modelo de atendimento, incluindo ainda a entrega de 27 policlínicas regionais e mais oito em construção. O ex-governador também comparou a estrutura atual com o cenário anterior à gestão de Wagner, que rompeu com os 40 anos de domínio carlista.

“Antes de Wagner chegar, não existia praticamente nada. Existia fila de ambulância de Salvador até Feira de Santana, porque tudo era feito nos hospitais estaduais em Salvador”, lembrou. “Governar é cuidar de gente, é cuidar das pessoas”, completa Rui, retomando uma frase frequentemente utilizada pelo presidente Lula.

As candidaturas de Wagner, com número 130, e Rui Costa, número 133, se associam ao projeto político liderado por Lula e Jerônimo e defendem que a expansão do cuidado com a saúde no interior precisa continuar. “A gente acha que ainda precisa fazer mais, espalhar ainda mais hospitais para que o atendimento seja mais rápido”, afirma o senador.

Sair da versão mobile