O falecimento de Arilmo Cigano levou ao cancelamento do comício que seria realizado nesta quarta-feira (23), em Utinga, com a presença do candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União), do candidato a vice-governador Zé Cocá (PP) e de outros nomes da disputa eleitoral.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Átila Karaoglan (PSDB) comunicou a suspensão da agenda ao lado do vice-prefeito Thalmo Domingues (PP), visivelmente emocionado diante do momento de luto vivido pela comunidade cigana do município.
Arilmo era filho de Anedito e primo do vereador Zenildo (PSD), mantendo vínculos com uma das famílias da comunidade cigana de Utinga. A notícia provocou comoção entre familiares, amigos e integrantes da comunidade, que começaram a chegar ao município vindos de diferentes regiões da Bahia para acompanhar o velório e prestar as últimas homenagens.
Segundo informações repassadas pelo prefeito, o corpo de Arilmo deverá chegar a Utinga por volta das 17h desta quarta-feira (23), mesmo horário em que estava prevista a concentração para o evento político.
Átila relatou ainda que esteve na casa de Anedito antes da divulgação do cancelamento e acompanhou a chegada de ciganos de outras partes do estado para o momento de despedida.
“Em respeito ao falecimento de Arilmo Cigano, informamos que o comício que aconteceria hoje em Utinga está cancelado. Neste momento, a política dá lugar ao respeito, à solidariedade e ao acolhimento. Manifestamos nossos sentimentos à família, aos amigos e a toda a comunidade cigana de Utinga, que hoje vive este momento de dor. Que Deus conforte todos os corações”, ressalta Átila.
A agenda havia sido programada para esta quarta-feira e previa, além de ACM Neto e Zé Cocá, a participação de outros candidatos e lideranças políticas. Com o cancelamento, a mobilização prevista para o período da tarde dará lugar às homenagens e ao acompanhamento do velório, em uma ocasião marcada pela presença de familiares, amigos e representantes da comunidade cigana que se deslocaram até Utinga.
Uma nova data deverá ser definida para a visita de ACM Neto ao município. Até lá, Utinga permanece voltada ao momento de despedida de Arilmo Cigano, enquanto familiares e integrantes da comunidade recebem pessoas que chegam de diferentes pontos da Bahia para prestar as últimas homenagens.
Jornal da Chapada


