A população de Ruy Barbosa recebeu nesta sexta-feira (2) uma unidade odontológica itinerante destinada ao atendimento de moradores de comunidades que não possuem consultório odontológico fixo em suas regiões.
Essa novidade foi apresentada pelo secretário municipal de Saúde, Ivonildo Dourado, ao lado da prefeita Eridan de Bonifácio (MDB), com a proposta de ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal no município.
Durante a apresentação do equipamento, Ivonildo destacou que a unidade será utilizada para levar atendimento diretamente às localidades que enfrentam dificuldades de acesso a um consultório odontológico permanente.
Entre as comunidades mencionadas estão Zuca, Maitá, Vila Nova, Poço Longe e Barbado. A proposta é que a estrutura itinerante percorra essas regiões para oferecer atendimento à população.
Segundo Ivonildo, “o equipamento é novo e possui estrutura adequada para a realização dos serviços odontológicos”. Ele informou ainda que a unidade estava sendo levada da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) diretamente para Ruy Barbosa.
A chegada do consultório itinerante amplia a estrutura disponível para a assistência odontológica no município e busca aproximar os serviços de saúde das comunidades que não contam com atendimento fixo.
Atendimento será levado às comunidades
Ao apresentar o equipamento, Ivonildo afirmou que a iniciativa representa a chegada dos serviços de saúde às regiões que mais necessitam de atendimento.
“A unidade poderá ser deslocada conforme a demanda, permitindo que moradores de diferentes localidades tenham acesso aos serviços odontológicos sem a necessidade de se deslocarem até a sede do município”, aponta o título da pasta de saúde.
A prefeita Eridan de Bonifácio acompanhou a apresentação do novo equipamento, que passa a integrar as ações de atendimento odontológico destinadas à população de Ruy Barbosa, melhorando a saúde bucal dos moradores da região de Ruy Barbosa.
Jornal da Chapada


