• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados

#Chapada: ‘Ronda Verde’ intensifica fiscalização na região chapadeira para investigar incêndios e identificar responsáveis por danos ambientais

Estagiário 1 por Estagiário 1
16 outubro 2026 - 20h11
no Esportes, Estilo de vida, Política, Top
0
#Chapada: ‘Ronda Verde’ intensifica fiscalização na região chapadeira para investigar incêndios e identificar responsáveis por danos ambientais

Inema intensifica ações de combate a infrações ambientais e investiga áreas atingidas por incêndios na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

A vegetação atingida pelo fogo na Chapada Diamantina começou a passar por novas vistorias para identificar as causas dos incêndios e possíveis responsáveis. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciou, na quinta-feira (15), as atividades de campo da Ronda Verde na região, como parte do Programa Bahia Sem Fogo, reunindo equipes de diferentes órgãos ambientais e de segurança para investigar as ocorrências.

A operação busca verificar os danos provocados pelo fogo em áreas de vegetação nativa, reunir evidências técnicas e subsidiar a adoção de medidas administrativas previstas na legislação ambiental. Uma das localidades vistoriadas foi atingida por um incêndio que alcançou parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina e da Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus/Iraquara, unidade de conservação estadual.

Entre montanhas, nascentes e espécies nativas, o fogo deixa marcas
A fiscalização ganha importância em uma região de grande relevância ecológica, marcada pela diversidade de paisagens, pela presença de nascentes e por diferentes formações vegetais. A Chapada Diamantina abriga espécies da fauna e da flora adaptadas a ambientes específicos, algumas delas com distribuição restrita. Quando o fogo atinge áreas naturais, os impactos podem comprometer habitats, matar animais, prejudicar a regeneração da vegetação e favorecer processos de erosão, especialmente em terrenos inclinados.

Além dos incêndios, a pressão sobre a vegetação nativa, o desmatamento e outras intervenções irregulares podem comprometer o equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, a identificação das áreas afetadas e a apuração da origem das chamas são etapas importantes para orientar a fiscalização e reduzir o risco de novos danos.

A atuação integrada envolve o Inema, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Prevfogo.

De acordo com o diretor de Fiscalização do Inema, Miguel Calmon, que acompanha os trabalhos em campo, a colaboração entre as instituições amplia a capacidade de investigação e permite reunir informações para esclarecer as ocorrências.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“A participação dos órgãos de fiscalização, dos peritos do DPT e do Corpo de Bombeiros é fundamental para identificar a origem dos incêndios e seus responsáveis, avaliando também os danos causados no meio ambiente. Com essas informações, podemos avançar na apuração de eventuais responsabilidades e na adoção das medidas administrativas previstas na legislação ambiental”, destacou.

A coordenadora da UR Chapada Diamantina, Simone Sodré, ressaltou “a importância da atuação conjunta dos órgãos e destacou que o apoio pericial do Corpo de Bombeiros e do DPT representa um avanço para as ações de fiscalização da Ronda Verde”.

“o trabalho permitirá aprofundar a investigação das ocorrências e a identificação de possíveis responsáveis pelos incêndios, em uma região que registra anualmente casos de vegetação atingida pelo fogo”, completa Simone.

Prevenção também depende da população
A Ronda Verde prevê novas vistorias nos próximos dias, com possibilidade de mudanças nas localidades visitadas conforme as condições encontradas pelas equipes.

A população também pode contribuir para prevenir incêndios, evitando queimadas para limpeza de terrenos, não jogando bitucas de cigarro ou materiais inflamáveis em áreas de vegetação e não deixando fogueiras sem controle. Ao identificar fumaça ou focos de fogo, a orientação é acionar os serviços de emergência e informar a localização com segurança, sem tentar combater incêndios de grandes proporções por conta própria.

A operação integra as ações do Programa Bahia Sem Fogo, voltadas à prevenção, ao monitoramento e à responsabilização por infrações ambientais relacionadas aos incêndios florestais. Na Chapada Diamantina, a fiscalização e a colaboração comunitária são importantes para proteger a biodiversidade, preservar áreas de vegetação nativa e reduzir os impactos do fogo sobre os ecossistemas e as comunidades da região.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Ibiquera avança com obras na saúde, educação, habitação e esporte para ampliar infraestrutura e serviços públicos

Próximo Post

#Chapada: Inmet emite alerta de tempestade para municípios da região chapadeira; saiba quais

Próximo Post
#Chapada: Inmet emite alerta de tempestade para municípios da região chapadeira; saiba quais

#Chapada: Inmet emite alerta de tempestade para municípios da região chapadeira; saiba quais

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.