• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados

#Chapada: Incêndio avança em área protegida próxima a Campo Formoso e ameaça vegetação e animais na lista de extinção

Estagiário 1 por Estagiário 1
18 outubro 2026 - 21h20
no Cidades, Esportes, Saúde, Top
0
#Chapada: Incêndio avança em área protegida próxima a Campo Formoso e ameaça vegetação e animais na lista de extinção

Quase 30 pessoas atuaram no combate ao incêndio que atingiu o Parque Nacional do Boqueirão da Onça | FOTO: Reprodução/ Corpo de Bombeiros |

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, no norte da Bahia, entre os municípios de Campo Formoso, na região da Chapada Diamantina, e Sento Sé. As chamas começaram na última quinta-feira (15) e continuavam ativas na última sexta-feira (16), mobilizando equipes de combate e gerando preocupação com os impactos sobre a fauna e a vegetação nativa.

Ainda não há informações confirmadas sobre as causas do incêndio. Moradores da região relatam que animais já morreram em decorrência do avanço do fogo, mas não foram divulgados detalhes sobre o número de ocorrências ou as espécies atingidas.

Fogo em área de conservação ambiental provocou relatos de mortes de animais e mobilizou equipes de combate | FOTO: Reprodução |

O parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a arara-azul-de-lear e o tatu-bola. A presença desses animais torna a ocorrência especialmente preocupante, já que as chamas podem destruir abrigos, reduzir a disponibilidade de alimento e comprometer áreas usadas para reprodução e deslocamento da fauna.

Quase 30 pessoas participam dos trabalhos para conter o incêndio, entre moradores, brigadistas voluntários e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A atuação conjunta busca impedir que o fogo avance para novas áreas da unidade de conservação.

A evolução das chamas representa um risco para trechos ainda preservados do parque, sobretudo se o fogo alcançar áreas de vegetação contínua ou se as condições climáticas favorecerem sua propagação. Além da perda imediata de plantas e animais, incêndios dessa dimensão podem degradar o solo, prejudicar a regeneração da vegetação e alterar o equilíbrio dos ecossistemas locais.

Até o momento, não foram divulgadas informações conclusivas sobre a extensão total da área atingida.

Ronda Verde intensifica vistorias para apurar incêndios na Chapada Diamantina
Enquanto o combate às chamas mobiliza equipes no norte baiano, a vegetação atingida por outros incêndios na Chapada Diamantina também passou a ser alvo de novas vistorias. Na quinta-feira (15), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciou atividades de campo da Ronda Verde, operação vinculada ao Programa Bahia Sem Fogo, com participação de diferentes órgãos ambientais e de segurança.

A iniciativa busca identificar possíveis causas dos incêndios, levantar evidências técnicas e apurar eventuais responsabilidades. As equipes também verificam os danos à vegetação nativa para subsidiar medidas administrativas previstas na legislação ambiental.

Inema intensifica ações de combate a infrações ambientais e investiga áreas atingidas por incêndios na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

Uma das áreas vistoriadas foi atingida por um incêndio que alcançou parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina e da Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus/Iraquara, unidade de conservação estadual. As inspeções procuram reunir informações sobre as ocorrências e contribuir para a responsabilização de possíveis envolvidos, conforme os resultados das apurações.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Comunidade de Pau a Pique recebe ação com atividades físicas e atendimentos de saúde em Marcionílio Souza

Próximo Post

#Turismo: Lençóis convida aventureiros a descobrir cachoeiras, trilhas e piscinas naturais no coração da Chapada Diamantina

Próximo Post
#Turismo: Lençóis convida aventureiros a descobrir cachoeiras, trilhas e piscinas naturais no coração da Chapada Diamantina

#Turismo: Lençóis convida aventureiros a descobrir cachoeiras, trilhas e piscinas naturais no coração da Chapada Diamantina

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.