A conquista de estudantes de Itaetê na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) foi celebrada durante uma visita à sede da Prefeitura, na última quarta-feira (21). Heloise Maiele, Álefe Mota e Rian Ribeiro estiveram com o prefeito Zenildo Matos (PSB), acompanhados pelo professor de Química Manassés Francisco, responsável pela orientação da equipe durante a preparação para a competição.
Durante a reunião, os estudantes levaram o troféu, uma miniatura do foguete construído e apresentaram detalhes do trabalho desenvolvido. A conversa também permitiu compartilhar experiências da participação na olimpíada, explicar as etapas de preparação e mostrar como os conhecimentos adquiridos em sala de aula foram aplicados na prática.
Um dos momentos do encontro foi a exibição, pela televisão, de imagens da competição. Ao lado dos estudantes e do professor, Zenildo acompanhou a apresentação, enquanto os jovens comentavam o desempenho dos equipamentos e relembravam a experiência na disputa nacional, realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A viagem até Barra do Piraí contou com apoio da administração municipal, que auxiliou no transporte dos estudantes para a disputa. A conquista de Heloise Maiele, Álefe Mota e Rian Ribeiro também destacou o trabalho desenvolvido na escola, com a orientação do professor Manassés Francisco na preparação dos foguetes.
A OBAFOG desafia os participantes a construir e lançar foguetes experimentais, aplicando na prática conhecimentos científicos estudados em sala de aula. Para os estudantes de Itaetê, a participação na competição representou uma oportunidade de testar o que aprenderam, trocar experiências com equipes de outras regiões do país e levar o nome do município para uma disputa nacional.
De acordo com o prefeito Zenildo Matos, a conquista demonstra o potencial dos jovens quando têm oportunidades para ampliar seus conhecimentos. “É incrível saber o quanto nossos jovens podem ir mais longe através da educação científica e seguimos apoiando todos os projetos educacionais. Parabéns aos educadores e estudantes”, ressalta o gestor.
Jornal da chapada

