O Serviço de Atendimento do Cidadão (SAC) vai prestar apoio aos moradores de Lajedinho, município atingido por um forte temporal que provocou mortes e a destruição de várias casas, no último dia 7 de dezembro. De terça a quinta-feira (21 a 23), a unidade móvel da rede irá realizar a emissão gratuita da carteira de identidade na cidade, para que a população recupere a documentação perdida durante a tragédia e, juntamente com ela, sua cidadania. O atendimento em Lajedinho passa a integrar, excepcionalmente, o roteiro do SAC Móvel em janeiro, que ainda visita outras seis localidades até o final do mês.
O atendimento especial do SAC Móvel no município contará com 250 senhas diárias para o documento de identidade e acontecerá na Praça Aníbal Ataíde da Silva, próximo à Câmara de Vereadores da cidade, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. No município, ainda serão emitidos carteira de trabalho, CPF e a certidão negativa de antecedentes criminais, além de serem prestados serviços da Previdência Estadual e Ouvidoria Geral do Estado.
Mutirão
Os serviços prestados pelo SAC em Lajedinho fazem parte de um grande mutirão, com participação de diversos órgãos e secretarias de Estado, em prol da população local. A emissão da carteira de identidade, que depende da apresentação do registro de nascimento, terá suporte do Ministério Público, juizados e cartórios locais, que funcionarão em esquema de plantão para emissão da segunda via.
Além dos serviços citados acima, serão emitidos também títulos de eleitor e prestados serviços de orientação jurídica. Integram o mutirão as secretarias da Administração (Saeb); do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp); o Ministério Público (MP/BA); o Tribunal Regional Eleitoral (TRE); o Departamento de Polícia Técnica (DPT); e a Receita Federal.