Agora é oficial. O governador Jaques Wagner (PT) convocou a imprensa na governadoria, em Salvador, e anunciou a chapa majoritária completa que vai disputar a eleição em outubro. O deputado federal João Leão (PP) foi mesmo o escolhido para a vice de Rui Costa, desbancando Marcelo Nilo (PDT) e Mário Negromonte (PP). De acordo com publicações de sites da capital, os critérios apresentados pelo governador foram simples e objetivos. Ele considerou o tamanho do partido, tempo de propaganda eleitoral na televisão, bancadas federal e estadual, prefeitos e vereadores. Com a confirmação de João Leão, a chapa majoritária encabeçada por Rui Costa agora está completa – Otto Alencar fica na vaga para Senado.
Segundo informações, Jaques Wagner, ao ser questionado sobre a demora no anúncio, disse que buscou o entendimento com os partidos que disputavam a vaga: PP e PDT. Como não conseguiu ele resolver tomar uma decisão em cima de “critérios estáticos”. Somente o governador participou da coletiva com a imprensa. Sobre a relação com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Marcelo Nilo (PDT), o petista disse que não acredita que ele vá apoiar a oposição, mesmo como todo o aborrecimento e mágoa por não ter sido o escolhido.
De acordo com a publicação do site Bocão News, Wagner teria dito que “o momento é de ter calma e esperar a raiva passar”. “É natural que as emoções aflorem, pois política se faz com paixão”, acrescentou o petista, se referindo a uma entrevista concebida por Nilo em rádio da capital, onde chegou a embargar a voz quando falou sobre a escolha do vice.
Jornal da Chapada com informações do Bocão News.