Ícone do site Jornal da Chapada

Cisternas começam a ser instaladas em Cafarnaum, na região de Irecê

cisternas
A meta para 2014 é concluir a instalação, iniciada em 2013, de 31,9 mil cisternas em 46 municípios | FOTO: Reprodução/Codevasf |

Comunidades rurais de 46 municípios do Médio São Francisco baiano passarão a ter acesso a água assegurado até o final do ano, quando deverá ser concluída a instalação de 31,9 mil cisternas de abastecimento humano pelo programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em sua área de atuação.

O município de Cafarnaum é o primeiro da região de Irecê (BA) a receber a instalação dos equipamentos neste ano. Trezentas famílias serão beneficiadas com os reservatórios, que armazenam água em períodos chuvosos para consumo durante as estiagens. Cerca de R$ 1,7 milhão estão sendo investidos com esta ação no município pela Codevasf.

“O clima no município é de grande euforia. É o primeiro na região a receber as cisternas de consumo, que vão beneficiar uma população de aproximadamente 1,2 mil pessoas da zona rural”, afirma Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê, que é ligado à 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa. A recepção de cerca de 60 carretas carregadas com cisternas contou com a presença de agricultores, familiares, membros de associações, cooperativas, representantes do comitê gestor local do programa e autoridades locais.

O Território de Irecê deverá receber cerca de 3.640 cisternas, em 12 municípios: Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Presidente Dutra, São Gabriel e Xique-Xique. A meta para 2014 é concluir a instalação, iniciada em 2013, de 31,9 mil cisternas em 46 municípios.

“Com o início das instalações na região de Irecê, passamos agora a atuar simultaneamente em todas as regiões da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, visto que já estão sendo instaladas cisternas em municípios das regiões de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Santa Maria da Vitória, de forma a alcançarmos a meta ainda em 2014. Já foram instaladas cerca de 5 mil cisternas em 10 municípios destas regiões”, diz Rafael Trece, coordenador regional do Água para Todos na 2ª Superintendência da Codevasf.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas