Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê deve receber três mil turistas durante Semana Santa

mucugê
No dia do feriado da Sexta-feira da Paixão (18), famílias inteiras costumam subir os morros de Mucugê, como forma de penitência | FOTO: Reprodução/Arquivo |

A tradição do Terno das Almas anuncia que está por chegar o grande momento de reflexão para os católicos – a Semana Santa. Durante a Quaresma, mulheres do município de Mucugê, se reúnem para cumprir a obrigação de rezar pelos mortos e ir às ruas do município da Chapada Diamantina. A cidade espera três mil turistas para acompanhar as demonstrações de fé do povo, de acordo com a secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Mucugê, Aline Machado.

Nesta quinta-feira (17), às 19h, na Praça Coronel Propércio, parte da Via Sacra será encenada, com o encontro das imagens de Maria e do corpo do Senhor Morto. A imagem da mãe de Jesus será levada até o local por mulheres, que sairão da Igreja do Rosário, e da do Senhor Morto, carregado somente por homens, da Igreja Matriz.

Depois haverá, na Matriz, a missa do Lava Pés, que simboliza a despedida de Cristo diante dos discípulos. No dia do feriado da Sexta-feira da Paixão (18), famílias inteiras costumam subir os morros de Mucugê, como forma de penitência, até atingir o cruzeiro, onde rezam e fazem pedidos no dia em que é lembrada a morte de Jesus. De lá, se tem uma vista privilegiada da cidade.

Mais atrativos
No Sábado de Aleluia (19), moradores e turistas se reúnem no centro da cidade para a Queima de Judas. O boneco é colocado na Praça dos Garimpeiros, onde é feita a leitura do testamento, escrito com muito humor, incluindo o nome de pessoas conhecidas. A queima é seguida de festa, com bandas locais ainda não confirmadas.

Os visitantes que estiverem na cidade durante o feriadão também terão a oportunidade de aproveitar seus atrativos naturais e culturais. Boa pedida é fazer um city tour pela cidade e visitar o Projeto Sempre Viva e fazer as pequenas trilhas que levam até as cachoeiras de Tiburtino e da Piabinha.

Outras opções também são as quedas d’água Três Barras e Córrego de Pedras, além do Cemitério Bizantino, construção do século XIX, único de sua categoria no Brasil e tombado como patrimônio histórico. Mais informações turísticas de Mucugê estão disponíveis no site www.bahia.com.br ou podem ser obtidas pelo Disque Bahia Turismo (71) 3103-3103.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas