Ícone do site Jornal da Chapada

‘Blitz do IPVA’ apreende onze veículos nesta quinta em Salvador

ipva
Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o valor do débito, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitá-lo | FOTO: Reprodução |

A quarta blitz para abordagem aos motoristas em débito com o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste mês de abril, em Salvador, foi realizada nesta quinta-feira (24) e resultou num total de onze veículos rebocados por problemas como a falta de pagamento do imposto ou do Licenciamento Anual. A operação aconteceu na orla da capital, região do Parque de Pituaçu, e reuniu equipes da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), do Detran, da Polícia Militar e da Transalvador. Além de Salvador, cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Irecê e Juazeiro também estão na programação das blitzes, que foram retomadas em novembro de 2013 e passaram a ser permanentes em 2014 devido ao bom resultado alcançado.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o DAE – Documento de Arrecadação Estadual com o valor do débito, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitá-lo e evitar, assim, que haja apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o Licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz-Ba, pelo telefone 0800 071 0071.

Para verificar se o seu veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz, clicar no link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados’, e digitar o CPF, CNPJ ou o Renavam. Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido: link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA’. Depois, deve clicar em ‘DAE para pagamento – Exercícios notificados’.

Desconto de 5%
Os contribuintes que não efetuaram o pagamento antecipado e em cota única do IPVA com desconto de 10% ainda podem aproveitar o desconto de 5%. Para isso, basta observar o calendário de pagamento do IPVA 2014 e verificar o dia e o mês do vencimento de cada placa. Para os carros com final de placa 5 e 6 é possível quitar o imposto com desconto até os dias 8 e 9 de maio, respectivamente; para os automóveis com final 7 e 8 as datas limites são 11 e 13 de junho, e o prazo de vencimento para os carros de placa 9 e 0 é 7 e 8 de julho, sempre respectivamente. Já os veículos com final de placa 1, 2, 3 e 4 não podem mais pagar com abatimento em função do prazo ter sido encerrado em março e abril.

Confira também no site da Sefaz o valor e outras informações sobre o IPVA. O pagamento do imposto pode ser feito no Bradesco, no Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários, e também no Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam no caixa.

Parcelamento
Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes sendo que a data de vencimento da primeira cota é a mesma do pagamento com desconto. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela e os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes juntamente com o IPVA 2014. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, o dia do vencimento é 12/05 para final de placa um; 13/05 para final de placa dois; 16/06 final de placa três; 17/06 para final de placa quatro; 09/07 para placa cinco; 10/07 final de placa seis; 11/08 para placa sete; 14/08 com final de placa oito; 08/09 veículos d

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas