CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Chapada: Adab fortalece fruticultura de mesa em Barra da Estiva

fruta
| FOTO: Ilustração/Arquivo |

Os agricultores de Barra da Estiva vão aumentar a área plantada de morango e outros alimentos de fruticultura de mesa, como nova alternativa para deixar a monocultura e abastecer o mercado nordestino. Este e outros assuntos foram discutidos durante o VI Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, realizado entre os dias 24 e 26 deste mês, e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), esteve presente para discutir a sanidade nas culturas de frutas de clima tropical do Território Identidade da Chapada Diamantina.

“A parceria entre os produtores da região e a empresa Bagisa Agropecuária, do município de Ibicoara, proporcionou experimentos de sucesso já nesta safra de 2014 e, tendo os produtores como parceiros, o projeto pode atender à demanda de grandes centros de consumo, gerando renda e melhoria na qualidade de vida dos pequenos agricultores”, informou o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, lembrando que durante o evento, o diretor de novos projetos da Bagisa, Nelson Kamitsuji, ressaltou que vai comprar toda a safra e colocar no mercado consumidor.

Armando Sá ainda explicou que a Adab estará em alerta para as compras de mudas, já que o produtor só deve adquiri-las com a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). “O principal neste momento, em que a área plantada de morango será aumentada, é garantir a sanidade de mudas, pois podem trazer pragas de difícil controle, ou mesmo que não existem no Estado. A equipe da Adab em Vitória da Conquista dará todo o suporte necessário para o crescimento da fruticultura de mesa da região que tem a sanidade como fundamento básico.”, reiterou.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas