Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ex-petistas apoiam pré-candidatura de Paulo Souto na região

apio
Paulo Souto ganhou o apoio de políticos como Militão, Dionísio e Érico, todos oriundos do Partido dos Trabalhadores | FOTO: Montagem JC/Divulgação |

“O PT traiu o sonho do povo”. A afirmação é do ex-militante petista e do PC do B, Érico Sampaio, forte liderança de Morro do Chapéu, representante do movimento sindical dos trabalhadores rurais. Ele e os também ex-petistas Valdenor Militão, de Lapão, e Deonísio Assis, de Barra, oficializaram apoio à pré-candidatura a governador de Paulo Souto nesta semana. A desilusão petista e a crença na seriedade e compromisso de Souto com a Bahia selaram as adesões.

“Além de trair o sonho do povo, o PT também acabou com o sonho de desenvolvimento do semiárido baiano”, diz Érico | FOTO: Divulgação |

O ex-petista Érico Sampaio é contundente nas críticas ao ex-partido: “O PT enganou a militância. Enterrou a nossa ideologia. Fez pior do que os outros partidos”. Depois de 13 anos de militância no PC do B, em Morro do Chapéu, onde foi candidato a prefeito em 2008, obtendo 44% dos votos válidos, ele foi convidado pela cúpula estadual do PT para ingressar no partido e ser o candidato petista em 2012. Érico acreditou e, na hora da eleição, teve a candidatura dele, que era a favorita, descartada para favorecer à de outro partido da base do governo.

O ex-prefeito de Barra e candidato pelo PT nas eleições de 2012, Deonísio Assis, com Paulo Souto | FOTO: Divulgação |

“Além de trair o sonho do povo, o PT também acabou com o sonho de desenvolvimento do semiárido baiano”, acrescenta Érico. Segundo ele, o governador Jaques Wagner não conhece a Bahia como Paulo Souto, que realizou obras estruturantes na região, como a construção de barragens, enquanto o petista não realizou nada, só pensou em fazer política. “Por causa da Barragem do Apertado, feita por Souto no Rio Paraguaçu, hoje há polo de agricultura irrigada que emprega mais de sete mil trabalhadores rurais com carteira assinada, em Ibicoara e Mucugê”.

Ex-prefeito de Barra e candidato pelo PT nas eleições de 2012, Deonísio Assis também não traz boas lembranças do ex-partido e não poupa críticas à gestão de Jaques Wagner: “Além da péssima administração que está atolando o estado em dívidas, ele transformou a vida dos baianos num inferno com a escalada da violência que hoje não poupa nem o pessoal da roça, o caos da saúde pública e a péssima educação”. Deonísio destaca ainda que Wagner não fez nada por Barra, enquanto Paulo Souto deixou o legado da ponte sobre o Rio Grande e estradas que tiraram a cidade do isolamento em que vivia.

Valdenor Militão é filiado do PT desde 2003 | FOTO: Divulgação |

Filiado do PT desde 2003, Valdenor Militão lembra que, em 2006, quando ninguém acreditava na eleição de Jaques Wagner, foi ele quem organizou a caminhada do petista em Lapão. Depois da vitória de Wagner, em 2007, ele esteve com o então secretário de relações institucionais Rui Costa e sugeriu que as indicações dos cargos regionais seguissem critérios técnicos. Obteve como resposta que “política era circunstância” e viu a ocupação dos cargos não obedecer nenhum critério de competência. Depois foi abandonado pelo governador nas duas vezes que se candidatou a prefeito, em 2008 e 2012. Agora avisa aos ex-correligionários que política é circunstância e “a circunstância melhor para Bahia neste momento é Paulo Souto”.

Pé na Estrada: Pré-candidatos da Oposição estão de volta ao interior
A chapa de pré-candidatos da Oposição, liderada por Paulo Souto (governador) e composta ainda por Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), participa de encontro em Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (23), às 19h40min, no Clube Kaikan. Amanhã, estará em Jacobina, em novo evento, no Clube 2 de Janeiro, às 11 horas. O destino de domingo é Cruz das Almas, onde o trio participa do encontro Unidos pela Bahia, na Câmara Municipal, às 10 horas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas