A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o que muitos brasileiros já sabiam: somos um povo que tem o hábito de beber (e muito). Principalmente cerveja, a preferência nacional. Estudo divulgado pela entidade neste mês aponta que o consumo de bebidas alcoólicas no país é maior do que a média mundial. O brasileiro bebe 8,7 litros de álcool puro por pessoa a cada ano, contra a média global de 6,2 litros.
Desconsiderando o total da população abstinente (42,3%), a média de consumo de álcool é ainda maior: 15,1 litros por ano. Embora países da Europa liderem o ranking de consumo per capita, a OMS chama a atenção justamente para o fato de o Brasil ser um dos países em que se mais registram casos de abuso de consumo.
O objetivo da entidade com o levantamento é alertar para os perigos que o consumo excessivo de bebidas pode causar. Além de poder provocar aumento da agressividade e de acidentes, o abuso do álcool eleva o risco de desenvolver mais de 200 doenças. Segundo a OMS, cerca 3,3 milhões de pessoas morreram em 2012 por causa do álcool, o que representa 6% de todas as causas de morte registradas no mundo. As informações são da Revista Exame.