Chapada: ‘Arraiá Capim Guiné’ leva tradição junina aos festejos de Piritiba

piritiba

A festa conta com dois palcos que são armados para o revezamento das bandas que começam a tocar às 14 horas e só terminam quando o sol começa a raiar | FOTO: Reprodução |

O São João de Piritiba, cidade localizada na Chapada Diamantina, é considerado um dos mais tradicionais e concorridos da Bahia. Todos os anos, o município que conserva a magia dos festejos juninos é decorado com balões e bandeirolas coloridas. Além da festa gratuita na praça, conhecida como Arraiá Capim Guiné, acontece na localidade o Forrogoró, famoso evento com entrada paga.

Em 2014, o São João de Piritiba está marcado para os dias 20,21,22 e 23 de junho. O Arraiá Capim Guiné, que leva esse nome em homenagem a uma música de Raul Seixas e Wilson Aragão, reúne uma programação com atrações de forró, arrocha e sertanejo. Entre os nomes confirmados, estão Pablo, Edson e Hudson, Filomena Bagaceira, França (ex-Mastruz com Leite), Sanfona com Dendê, Canindé, Candeeiro Acesso, Sala de Reboco, LPM e Paraíba do Acordeon.

O arraiá, montado na Praça Getúlio Vargas, conta com dois palcos que são armados para o revezamento das bandas que começam a tocar às 14 horas e só terminam quando o sol começa a raiar. O local fica rodeado por barracas com características juninas e todas padronizadas, sendo suas laterais e cobertura de ouricuri (planta nativa da região, possui palhas com aparência de palhas de coqueiro). Nelas não faltam o tradicional licor e comidas típicas da época junina, a exemplo de canjica, pamonha, milho cozido, amendoim, milho assado na brasa, doces de macaxeira e beiju.

Mas em Piritiba também há espaço para os festejos pagos. O mais conhecido deles é o Forrógoró, que acontece há 20 anos. Na grade de atrações do evento que acontece no dia 23 de junho estão confirmados Danniel Vieira, As Coleguinhas, Tayrone Cigano e Papazoni. Do Portal iBahia.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.