São João: Veja a receita do licor ‘chapada’ que tem castanha, chocolate e amendoim

Postado em jun 19 2014 - 10:11am por Jornal da Chapada
joão

Comerciantes inovam nos sabores e vendem bastante no São João | FOTO: Reprodução |

O licor é uma bebida tradicional do São João e, nesse período, tem muita gente que aproveita para ganhar um dinheiro extra com a venda da bebida. A inovação dos sabores vem ganhando cada vez mais destaque. É o que faz dona Maria Lúcia, que mora na cidade baiana de Tanquinho, na Região Metropolitana de Feira de Santana. Esse ano, ela começou a produção com bastante antecedência. A expectativa de dona Maria é de vender mais de 500 litros de licor até o final do mês de junho. “Todos os sabores são muito procurados”, disse.

Também em Tanquinho, seu Adaílton começou a produzir licores há cerca de dez anos para tomar com os amigos e vender apenas o que sobrasse. Deu tão certo, que ele começou a estudar sobre a bebida e montou uma pequena fábrica. Além dos licores tradicionais, como jenipapo e tamarindo, ele criou sabores diferentes, como graviola e cupuaçu. A expectativa de dele é de vender 2.500 litros nesse período junino.

“É feito com qualidade e aí deu esse resultado aí de um produto que tem mais de 2.500 litros todo ano”, afirmou o comerciante. Dona Zuleide Maria também entrou no ramo do licor e tem uma receita que além de inovadora ela diz que afrodisíaca. É o licor “chapada”, que tem ingredientes como castanha, chocolate e amendoim.

Confira a receita e o modo de fazer:
Ingredientes
1 litro de água
1 xícara de açúcar
3 colheres de cacau em pó
1 xícara de castanha torrada
½ xícara de amendoim torrado
½ lata de leite condensado
200 ml de cachaça

Modo de fazer
Primeiro, coloque em uma panela a água, o açúcar e o cacau em pó. Misture tudo e leve ao fogo por aproximadamente dez minutos, mexendo o tempo inteiro, até formar uma calda. Depois, espere esfriar e coloque no liquidificador. Acrescente a castanha, o amendoim, o leite condensado e a cachaça. Bate por cerca de três minutos. Está pronto o licor “chapada”. A matéria foi extraída na íntegra do Portal G1.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.