Ícone do site Jornal da Chapada

Ibametro inicia aferição de 360 novos radares em Salvador

radar
Os primeiros novos radares foram instalados nas principais ruas e avenidas da cidade | FOTO: Reprodução |

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) – órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) –começou a verificação metrológica dos novos radares implantados no território da capital baiana pela Prefeitura Municipal de Salvador. O radar visa combater o excesso de velocidade nas vias públicas. De acordo com a Diretoria de Regulação de Mercado do Ibametro, serão verificados cerca de 360 equipamentos, sendo 50 deles aferidos até o mês de agosto. O Ibametro é o órgão responsável para atestar a conformidade dos instrumentos de medição instalados, com o objetivo de garantir a confiabilidade no resultado das medições.

Os primeiros novos radares foram instalados nas principais ruas e avenidas da cidade, onde o tráfego é intenso, a exemplo das avenidas Magalhães Neto (Pituba) e Oceânica (Barra). Nestes dois locais, o Ibametro está realizando a verificação dos equipamentos, sempre entre às 22h e meia-noite para evitar transtornos à mobilidade urbana. A aferição dos 360 radares prossegue ao longo de todo o ano de 2014 até 2015, quando a Prefeitura prevê já ter instalado todo o aparelhamento. “O nosso compromisso é garantir a conformidade dos equipamentos, contribuindo para a justa atuação do poder público, especialmente numa área delicada como a mobilidade urbana”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.

Novo sistema de radares a laser
O especialista em metrologia e qualidade, Emanuel Portela, afirma que a diferença básica entre esses novos radares implantados pela Prefeitura de Salvador é o sistema a laser, cujo alcance e a nitidez das imagens registradas são melhores, possibilitando maior rigor na segurança. “Esse sistema fotografa o veículo infrator a uma distancia entre 17 e 25 metros , enquanto o antigo sistema fotografava através de sensor de superfície, tendo alcance máximo de 3,60 metros ”, detalha o metrologista.

Serviço para os condutores de veículos
O site do Ibametro disponibiliza serviço onde o motorista pode verificar, em caso de ter sofrido multa por excesso de velocidade, se o equipamento está em conformidade com a legislação metrológica em vigor. Ou seja, se a penalidade aplicada tem validade legal. Para tanto, basta acessar o site www.ibametro.ba.gov.br e fazer o caminho a seguir: clicar em serviços – instrumentos – radar de velocidade. Nessa página, deve-se colocar o número de série do instrumento de medição no campo solicitado. Tal número é publicado no ato de infração recebido pelo motorista do veículo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas