Prorrogado prazo para inscrição de projetos sobre a ponte Salvador-Ilha de Itaparica

Postado em ago 5 2014 - 5:04pm por Jornal da Chapada
ponte

O público alvo do edital são pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior, pesquisa e de inovação, públicas ou particulares (sem fins lucrativos), localizadas no estado da Bahia | FOTO: Ilustração/Seplan |

O prazo de inscrição para projetos sobre a ponte Salvador-Ilha de Itaparica foi prorrogado para o dia 28 deste mês. O edital de apoio a projetos de pesquisa, no valor de R$ 700 mil, é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). O objetivo do edital é ampliar o conhecimento sobre os possíveis impactos ambientais, urbanísticos, paisagísticos, sociais e econômicos a serem gerados pelo projeto da ponte, particularmente nos territórios de identidade do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador. A expectativa é que os participantes contribuam para o aperfeiçoamento dos estudos técnicos contratados para o Sistema Viário Oeste (SVO), além de haver transferência do conhecimento e tecnologias gerados por estes estudos para as universidades e empresas localizadas na Bahia.

Os eixos temáticos deste edital são geologia do Recôncavo e da Baía de Todos-os-Santos (BTS); estudos geológico-geotécnicos associados ao traçado do SVO; hidráulica marítima associada ao SVO ou às suas interfaces com outros grandes projetos previstos para a baís; engenharia e arquitetura de projeto básico para sistemas viários; gestão de grandes obras viárias. Também impacto paisagístico de obras viárias; impacto ambiental de obras viárias; impacto cultural de grandes obras; impacto demográfico de projetos viários e/ou urbanísticos; impacto socioeconômico e análise de custo/benefício de grandes projetos viários; planejamento urbano associado a grandes intervenções viárias e modelagem jurídico-financeira de concessões.

Perfil
O público alvo do edital são pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior, pesquisa e de inovação, públicas ou particulares (sem fins lucrativos), localizadas no estado da Bahia. Os proponentes deverão apresentar perfil e qualificação compatíveis para coordenar projeto na área/eixo temático selecionado (informações atualizadas constantes no currículo lattes). Cada proposta poderá pleitear valor total de até R$ 100 mil, distribuídos entre despesas correntes e de capital. O edital está disponível em www.fapesb.ba.gov.br.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.