Com presença de aproximadamente 700 moradores de acampamentos, assentamentos e outras localidades rurais e urbanas, foi inaugurado em Boa Vista do Tupim, nesta sexta-feira (8), o comitê de campanha do deputado federal Valmir Assunção (PT), que disputa a reeleição para a Câmara dos Deputados. O parlamentar, que no município repete a dobradinha com o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), tem o apoio do prefeito local, João Durval dos Passos Trabuco, conhecido por Gidu do PT, além de vereadores e lideranças de diversos segmentos da região. Valmir foi representado no evento pela titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa.
Durante a inauguração, seguida de ato político na praça principal da cidade, o prefeito Gidu elencou investimentos dos governos petistas nos últimos anos, responsáveis, segundo ele, pela “verdadeira inclusão social das pessoas que nunca tiveram acesso à cidadania”. Citou que parte das ações foi fruto da atuação de Valmir quando ocupava o posto de secretário da pasta social do governo Wagner. O conjunto de iniciativas inclui manutenção de barragens, água tratada, cisternas, eletrificação rural e recuperação de estradas. Outro apoiador de Valmir, o ex-prefeito Getúlio Sena Barros, disse que testemunha com “satisfação” a realização de obras aliada ao desenvolvimento da população. “Como ex-gestor e político fico feliz com esse progresso que vejo em Boa Vista”, afirmou.
A secretária Vera Lúcia Barbosa, a Lucinha do MST, destacou o esforço constante do mandato parlamentar de Valmir em prol do município e da região. “Em 5 de outubro vamos reafirmar esse projeto político e reconduzir Valmir à Câmara dos Deputados, em virtude da sua grande ligação com os municípios da Chapada Diamantina”, conclamou. “Temos, porém, um longo caminho a percorrer para continuar fazendo do Brasil um país para negros, mulheres e população sem-terra”, concluiu, pedindo votos para Dilma (presidenta), Rui Costa (governador) e Otto (senador). Estiveram presentes, ainda, a dirigente regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Domingas dos Santos, o dirigente do escritório local da EBDA, Evanildo Cunha, o coordenador regional da Bahia Pesca, Hegel Rafael Costa, vereadores e secretários.