Deputado federal recebe movimento LGBT da Bahia e assina termo de compromisso

Postado em ago 21 2014 - 6:53pm por Jornal da Chapada
foto

Petistas assinam termo de compromisso com comunidade LGBT da Bahia | FOTO: Tássio Brito |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que disputa a reeleição no pleito deste ano, recebeu, na noite desta quarta-feira (20), representantes de movimentos ligados aos direitos LGBT’s na Bahia. Durante a roda de diálogo temática no comitê central de campanha, no Rio Vermelho, em Salvador, o parlamentar petista assinou a plataforma da cidadania LGBT da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), com a presença de diretoras da entidade no estado. O termo de compromisso aborda pautas como o casamento igualitário, nome social, criminalização da homofobia, orçamento, política de redução de danos, democratização dos meios de comunicação, aborto e reforma política.

Junto com Valmir, assinaram o termo de compromisso os candidatos a deputado estadual Mário Jacó (PT) e Carlos Suíca (PT). “Hoje foi a noite de firmar, mais uma vez, compromisso com a população LGBT. Vamos seguir em frente mudando a sociedade e avançando em setores fundamentais, garantindo direitos à comunidade e fortalecendo as alianças com órgãos públicos, gerando mais políticas públicas e dando mais espaço para as pessoas se destacarem, sendo protagonistas de seus sonhos”, frisa Valmir Assunção.

outras

Reunião com militantes dos direitos LGBTs durante plenário temática com Valmir Assunção | FOTO: Tássio Brito |

Para a vice-presidenta da ABGLT e coordenadora do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, Keila Simpson, uma pauta fundamental para o segmento é a utilização do nome social. “O nome social é o nome que escolhemos para lidar na sociedade, e quando reivindicamos em nossos registros oficiais, a gente vem dizer que é a partir do nome social que o respeito e a garantia de direitos se estabelecem. Portanto, precisamos lutar pela aprovação de leis como a de João W. Nery, de autoria dos deputados federais Jean Wyllys [PSol] e Erika Kokay [PT], que vêm nos garantir exatamente isto. E Valmir Assunção se apresenta como um aliado fundamental para esta e outras conquistas” destaca.

site

Valmir Assunção assina termo de compromisso com a comunidade LGBT | FOTO :Tássio Brito |

Para o secretário de movimento sociais da ABGLT, Vinicius Alves, entre os assuntos do termo, destaca-se a necessidade de fortalecer o sistema nacional LGBT, com orçamento para executar políticas de combate à discriminação e violência contra a população LGBT. “Valmir Assunção foi fundamental para o fortalecimento do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia Michelle Marry, instrumento este que será o grande articulador, em parceria com outros órgãos e instituições da rede de enfretamento a violência homofóbica na Bahia.” destaca. Já Rafael Pedral, também militante do KIU! e secretário de juventude da ABGLT, atenta para a diversidade representativa da atividade no comitê de Valmir. “Estiveram com representantes de diversos territórios de identidade e segmentos do movimento LGBT baiano” completa.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.