Ícone do site Jornal da Chapada

Marcelo Guimarães Filho e candidatos do PHS têm candidatura indeferida na Bahia

filho
O ex-presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho | FOTO: Reprodução |

As candidaturas de 16 deputados estaduais e federais do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) foram indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por causa de uma dissidência entre os diretórios estadual e federal do partido. No dia 18 de junho, uma convenção regional decidiu que o partido comporia a coligação “Unidos pela Bahia”, do DEM. Contudo, o diretório federal anulou a decisão no dia 3 de julho e definiu o apoio à coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, do PT.

Ao julgar o caso, o TRE-BA entendeu que não havia qualquer elemento que comprovasse que a convenção de junho havia realmente acontecido, mas também compreendeu como válida a decisão nacional do partido de anular as decisões regionais. Assim, o PHS foi excluído tanto da lista de apoio aos petistas quanto aos tucanos. De acordo com a assessoria do tribunal, como o partido não teve uma convenção considerada válida pela Justiça Eleitoral para a escolha dos candidatos, os registros de candidatura do PHS foram indeferidos um por um.

Alguns candidatos já entraram com recursos contra a decisão. De acordo com o site do TSE, dos 6 postulantes a deputado federal pelo partido, 4 entraram com recurso, e entre os 10 candidatos a deputado estadual, outros 4 recorreram – inclusive o ex-presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho. Extraído do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas