Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Deputado do PMDB denuncia falta d’água em Seabra; população faz protesto

embasa
Protesto de moradores contra a Embasa em Seabra | FOTO: Divulgação |

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), condenou hoje a situação de falta d’água em Seabra, município da Chapada Diamantina. Com baldes e vasilhas nas mãos, moradores saíram às ruas ontem para protestarem contra a escassez do recurso e a ausência de iniciativas do governo, durante os últimos anos para combater o problema. Conforme relatos das pessoas que residem na cidade, a carência se agravou com a forte estiagem que vem atingido a região este ano. A população faz nova manifestação em frente ao prédio da Embasa e na rodovia que dá acesso a cidade, nesta quinta-feira. Comerciantes também vão parar as atividades, como forma de chamar a atenção do poder público estadual.

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) | FOTO: Reprodução |

“A revolta da população diante do problema é muito grande. Algumas pessoas estão sem água em casa há mais de 60 dias. A queixa só faz aumentar com o silêncio do governo e a consequente falta de ação da Embasa. Há um projeto para a construção de uma barragem que não sai do papel. Até o momento, as soluções foram paliativas, com a construção de poções artesianos, que acabam com o lençol freático. É urgente a necessidade de grandes investimentos para a melhoria do abastecimento de água na cidade”, disse.

O parlamentar lembra que o governo do estado junto ao governo federal chegou a anunciar a construção da Barragem Baraúnas para o município, como inserida no PAC, porém, o projeto encontra-se parado e nada foi executado, até o momento. Ano passado o governo do PT informou que o projeto de R$ 45 milhões beneficiaria cerca de 60 mil pessoas com previsão de conclusão para agosto de 2013.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas