Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Balcão Previdenciário visita Jacobina no dia 17 de setembro

balcão
Desde o início do programa, 3.886 servidores de 15 municípios já foram atendidos, com 6.529 serviços prestados ao longo das visitas | FOTO: Reprodução |

O município de Serrinha, na região nordeste da Bahia, e as cidades de Jacobina e Senhor do Bonfim, no extremo norte da Chapada Diamantina, serão os próximos destinos do Balcão Previdenciário. O programa, implementado pela Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (Suprev), tem o objetivo de orientar servidores públicos sobre aposentadoria e outros benefícios. A expectativa é realizar 100 atendimentos em cada uma das regiões, que serão visitadas entre os dias 15 e 19 de setembro.

Em Serrinha, o atendimento ocorre na segunda-feira (15), das 13h30 às 18h, e na terça-feira (16), das 8h às 12h. O serviço será prestado na sede 12ª Dires, que fica na Praça Astrogilda Guimarães, s/n, Bairro do Ginásio. No município de Jacobina, o Balcão fica à disposição dos servidores no dia 17, das 8h às 18h, sem interrupção para almoço, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), na Rua Senador Pedro Lago, n° 70, no Centro. Em Senhor do Bonfim, o programa atenderá na quinta-feira (18), das 13h30 às 18h, e sexta-feira (19), das 8h às 12h, na 28ª Direc, na avenida Roberto Santos, n° 231, Centro.

Serviços
Entre os serviços oferecidos aos servidores estaduais lotados nos municípios visitados e regiões circunvizinhas, destacam-se os esclarecimentos sobre aposentadorias, pensões e outros benefícios; informações sobre descontos previdenciários; simulador de aposentadoria (via internet); tramitação de processos; recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição; abono de permanência (verificação de cabimento) e orientações sobre aposentadoria compulsória.

Desde o início do programa, 3.886 servidores de 15 municípios já foram atendidos, com 6.529 serviços prestados ao longo das visitas. Até o fim deste ano, a Suprev pretende levar orientações sobre aposentadoria aos servidores públicos de todos os municípios do Estado que sediam unidades regionais da saúde e educação – Dires e Direc. Para isso, realiza a segunda etapa do projeto, voltada à interiorização do Balcão Previdenciário, desde julho.

Depois de Serrinha, Jacobina e Senhor do Bonfim será a vez das cidades de Itabuna e Itapetinga (07/10 e 08/10); e Itaberaba, Irecê, Ibotirama e Seabra (21/10 a 24/10). Os servidores de Salvador e Região Metropolitana (RMS) foram contemplados na primeira etapa do programa.

Como aderir
O Balcão Previdenciário, lançado em outubro de 2011 pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Suprev, foi acolhido pelos órgãos estaduais que, mediante adesão voluntária, disponibilizam as condições necessárias para a sua execução, como espaço físico e equipamentos. Os servidores têm a oportunidade de esclarecer, no próprio local de trabalho e durante o expediente regular, dúvidas referentes à vida funcional e seus reflexos na instância previdenciária.

Este serviço da Suprev está à disposição de todos os órgãos estaduais. Para ser solicitado, os gestores devem acessar o Portal do Servidor e, no ícone ‘Balcão Previdenciário’, imprimir o formulário ‘Adesão ao Balcão Previdenciário’, que deve ser encaminhado à Suprev por meio do fax (71) 3116-5418 ou pelo e-mail supre.atende@saeb.ba.gov.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (71) 3116-5408.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas