TVE Bahia exibe documentários na Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo

Postado em set 22 2014 - 1:26pm por Jornal da Chapada
audiovisual

Vale destacar que a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo acontece até domingo (28) | FOTO: Reprodução |

A TVE Bahia vai exibir a série “Doc Territórios”, a partir desta segunda-feira (22), até o dia 24 de outubro. São 26 documentários que valorizam a cultura regional dos territórios baianos. O programa vai ao ar diariamente, de segunda a sexta, às 18h30. A exibição faz parte da programação da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo. Nesta semana, serão exibidos os seguintes documentários: “Impressões nativas do descobrimento”, de Paulo Paiva, com o registro de como vivem os atuais índios da região extremo sul da Bahia (dia 22); “Diálogos do descobrimento sustentável”, de Wesley Andrade, com a discussão sobre o desenvolvimento no litoral sul (dia 23); “Terra convergentes”, de Ricardo Mazzafera, que mostra como a população local preserva sua cultura através das gerações (dia 24); “Vozes do Baixo Sul”, de Zélia Uchoa, mostrando as belezas da região (dia 25); e “A tropa e a estrada”, de Aquilino Paiva, contando a história dos tropeiros a caminho do sertão (dia 26).

“A idéia de reunir na TV e no cinema os filmes produzidos na Bahia neste século XXI é mostrar uma visão panorâmica da grande produtividade que vive o setor audiovisual na Bahia”, afirma o cineasta Araripe Jr, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e um dos curadores da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo. Segundo ele, “o grande sucesso e premiação dos nossos filmes em festivais e mostras, assim como a exibição em canais nacionais e internacionais, infelizmente não ganham a visibilidade que merecem”. Portanto, “a idéia desta grande mostra informativa é justamente surpreender a todos pela quantidade, qualidade e diversidade”, conclui.

Vale destacar que a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo acontece até domingo (28), com debates, encontros e a exibição, nas salas de arte de Salvador, de cerca de 100 filmes baianos produzidos neste século XXI. O evento é uma realização conjunta das secretarias estaduais de Cultura e de Comunicação/Irdeb, e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras. A programação completa da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo pode ser acessada no site www.cultura.ba.gov.br ou no blog semanadoaudiovisualbaiano.wordpress.com

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.