Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Unidade da Ebda em Nova Redenção inicia segunda colheita de manivas-semente

mudas
O plantio, feito em fevereiro do ano passado, começou a ser colhido pelos técnicos após o período de maturação de 10 meses | FOTO: Reprodução |

Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vinculada à secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, iniciaram, nesta semana, a colheita de 200 mil hastes de mudas de mandioca, chamadas de manivas-semente, produzidas na Unidade Demonstrativa da empresa, no município. As mudas serão distribuídas para 350 famílias de agricultores familiares da região, com o objetivo de contribuir para o aumento de renda e sustentabilidade dos agricultores.

Criado em 2013, a Unidade Demonstrativa foi implantada em Nova Redenção, na Fazenda Esperança, numa área de 2 hectares, com 5 variedades de manivas-semente: Platina, Cigana, Olho Roxo, Manteiga e Todo Tempo, próprias para o consumo humano. De acordo com o coordenador do Posto Avançado (Pavan) da Ebda de Nova Redenção, Marcos Paulo, para este experimento, foi adotado o sistema de irrigação por um pivô central, o que favoreceu o desenvolvimento da cultura. O plantio, feito em fevereiro do ano passado, começou a ser colhido pelos técnicos após o período de maturação de 10 meses.

A colheita inicial, realizada há um ano, beneficiou 350 agricultores familiares, o que favoreceu a disseminação da cultura. “O cultivo da mandioca trouxe bons lucros e sustentabilidade para minha família”, diz Armando Santos Filho, 54, beneficiado, no ano passado, com as manivas-semente da espécie Manteiga e Todo Tempo.

A iniciativa é do escritório local da Ebda de Andaraí, por meio do Posto Avançado de Nova Redenção, da Gerência Regional de Seabra, e conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Nova Redenção e da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Redenção.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas