Pular para a barra de ferramentas
CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Evento em Ipirá estimula atividades voltadas para a cultura sertaneja

foto
Exposição de Vaqueiros em Ipirá atrai turistas e visitantes | FOTO: Secom/GOVBA |

De 13 a 17 de outubro, o município de Ipirá, conhecido por ser um dos principais produtores de artefatos de couro na Bahia, vai sediar a terceira edição da ‘Celebração das Culturas dos Sertões’. Iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), desde 2012 o evento tem reposicionado as culturas dos sertões na agenda de política pública do estado com programação variada integrada por oficinas, exibição de filmes, exposição, lançamentos de filmes, livros, CDs e apresentações musicais.

Este ano o evento antecede a programação da ‘Ipirá Couro Show’, feira voltada para venda e divulgação de produtos derivados do couro, incluindo apresentações musicais, agendada para o período de 17 a 19 deste mês. “A Celebração das Culturas dos Sertões visa estimular todo um programa de atividades voltadas para as culturas dos sertões, que são vitais para a diversidade cultural baiana”, explica o secretário de Cultura, Albino Rubim.

Desde 2012, quando houve a primeira edição, o evento tem como objetivo maior incentivar e animar as expressivas manifestações culturais do sertão. Em 2013, a Celebração em Salvador e Juazeiro colocou, mais uma vez, em evidência as culturas dos sertões. “Agora, em 2014, é a vez de Ipirá, com sua tradição do couro, abrigar o evento”, afirma o secretário.

Programação do evento
Este ano, a ‘Celebração’ leva a Ipirá programação que inclui exposição, palestras, exibição de filme e lançamento de livro, além de atrações artísticas, como apresentação de Targino Gondim, Grupo Sertanílha e Orquestra Sinfônica de Serrinha. Na segunda-feira (13), às 8h, acontece a abertura oficial no Centro Cultural Elofilo Marques, com a exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’.

A mostra reúne material fotográfico do ‘Projeto Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia’, coordenado por Washington Queiroz, com fotos de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, e pesquisa de campo realizada em diversos municípios do sertão baiano entre 1985 e 1991.

Geração de empregos
O município de Ipirá possui mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte, que contribuem para a geração de cerca de dois mil empregos diretos, os quais aquecem a economia local e garantem renda para diversas famílias da região. A ‘Ipirá Couro Show’ surgiu com a proposta de inserir o município no mercado regional e nacional, com a realização da primeira feira voltada para venda e exposição de produtos derivados do couro, além de incentivar o turismo e ampliar negócios.

A feira é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipirá com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Secult e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios