Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Corrida Outubro Rosa conscientiza para importância de hábitos saudáveis

rosa
2ª Corrida Outubro Rosa conscientiza para importância de hábitos saudáveis, neste sábado, dia 18 | FOTO: Reprodução |

Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos com alimentação adequada, atividade física e peso saudável. Apesar da obesidade sempre ter sido associada às doenças do coração, a gordura corporal também pode influenciar no desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Com a proposta de estimular hábitos de vida saudáveis e atividades físicas, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) promove, em parceria com o Núcleo da Mama, a 2ª Corrida Outubro Rosa neste sábado, dia 18 de outubro. A largada será às 7h30, do Kartódromo de Ipitanga em direção a Praia do Flamengo. Serão cinco quilômetros de corrida e três de caminhada. As inscrições podem ser feitas mediante a doação de duas latas de leite, que serão revertidos para as casas de apoio às crianças com câncer NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil) e Casa da Criança Solange Fraga.

Outubro Rosa
Movimento que começou nos Estados Unidos e ganhou o mundo, o Outubro Rosa é um mês de mobilização mundial para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Ao longo do mês, instituições ligadas ao tratamento do câncer promovem várias ações educativas para chamar a atenção sobre a necessidade de prevenção. A cor rosa é associada à cor do laço que representa, mundialmente, a luta contra a doença. As primeiras ações do Outubro Rosa começaram em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi (EUA), onde foi criado o movimento voltado para a prevenção do câncer de mama. Iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, shoppings, empresas, pontes, teatros é uma das ações que marcam o mês.

Além dos fatores genéticos (mulheres cujas mães, irmãs ou tias tenham tido câncer de mama), vários fatores de risco podem favorecer o desenvolvimento da doença. A idade (mais de 40), a obesidade, o sedentarismo, dietas ricas em gordura de origem animal, tabagismo, menarca precoce (primeira menstruação) e menopausa tardia (última menstruação), a ingestão crônica de bebida alcoólica e o fato de nunca ter amamentado são alguns dos aspectos que podem contribuir para o surgimento da doença.

Sobre o NOB
O Núcleo de Oncologia da Bahia tem sua sede no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades no Hospital da Bahia e no município de Lauro de Freitas, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma transdisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo. Informações: www.nucleodeoncologia.com.br.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios