Ícone do site Jornal da Chapada

#PapoReto: Eleições, “mentiras sinceras” e Chapada Diamantina

papo
| IMAGEM: Fábrica de Marketing |

Por Vitor Fernandes*

Não era para ser assim, mas o eleitor ficou à deriva com os debates entre ambos os candidatos à Presidência da República. Sem arte e para ser bem sintético, Dilma do PT e Aécio do PSDB não apresentaram propostas diretas, eles trocaram insultos, descreveram o que fizeram na vida política, apontaram as diferenças entre os governos quando os partidos deles estavam no comando e foram puxados para uma das piores campanhas eleitorais que o país já viu – tudo repleto de “mentiras sinceras” de ambos os lados. Pois agora a campanha chega em sua reta final e os ânimos seguem elevados, até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) interveio e separou! Uma análise simplória, mas que cobra mais propostas diretas, embora elas já estejam “incrustadas nos perfis de ambos os partidos” e de ambos os candidatos. Deixa quieto! Os eleitores, entretanto, nessa última semana, ainda terão outro debate televisivo que acontece na sexta-feira (24), às 22h30, na Rede Globo. No sábado (25), deve ter também mais dessas pesquisas sem noção para lhe deixar mais atordoado do que já está para decidir o seu voto no pleito de domingo (26). De tudo isso, o mais importante é participar e ir para as urnas, escolher o lado que melhor representa o que você segue na vida, porque quem faz o país é você. #VaiVotar

Leia também:
Vox Populi indica Dilma à frente de Aécio, mas empate técnico persiste

Chapada engajada
A mobilização para o segundo turno das eleições para presidente segue comendo no birro trinta. No interior da Bahia não se fala de outro assunto. E os termômetros para os eleitores baianos são justamente os debates televisivos. Na região da Chapada Diamantina, por exemplo, os municípios de Boa Vista do Tupim e Wagner, administrados por Gidu Trabuco (PT) e Natã Garcia (PSD), estão engajados em aumentar a votação de Dilma, assim como outros municípios que apoiam a petista. Essas duas cidades especialmente, por terem conseguido, cada gestor, claro, ajudar a eleger seus representantes, deputados estadual e federal, além de dar a Dilma mais de 8 mil votos juntos. Em Boa Vista, o prefeito Gidu do PT deu a Dilma 5.696 e, em Wagner, Natã Garcia (PSD) deu 2.909. Os políticos querem manter a proporção agora no segundo turno.

Sem horário de verão
No pleito de domingo (26) os baianos podem ficar tranquilos que não vai ter alteração nos horários de votação. Nosso estado não tem Horário de Verão e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que os horários são os mesmos do primeiro turno, entre 8 e 17h. O tribunal acredita que nenhum serviço eleitoral será prejudicado com a mudança, mas a apuração deve atrasar um pouco.

Wagner em Andaraí
O governo da Bahia realiza as inaugurações da sede da Cooperativa de Produtores Rurais e da Fecularia do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (23), com a presença do governador Jaques Wagner (PT). Como de costume, o chefe do Executivo deve ir com sua comitiva, dessa vez reduzida, mas não menos importante. A expectativa é a presença do prefeito local, o socialista Wilson Cardoso (PSB), que apoiou Lídice da Mata (PSB) para o governo, no pleito do dia 5 de outubro, mas continua perto do PT, mesmo depois de dar testa na eleição da União dos Municípios da Bahia (UPB), quando perdeu para a candidata do governo, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), que, coincidentemente, é do mesmo partido que ele. A disputa aconteceu antes do PSB rachar para lançar Lídice como candidata. #VaiWil

Cotadíssima
Não foi confirmado, mas quem anda cotada para assumir uma função na gestão do governador eleito, Rui Costa, é a jornalista Rita Batista, que foi a âncora dos programas eleitorais do PT na Bahia. Nos bastidores, a conversa é que ela participe ativamente na gestão, podendo até parar no grupo da assessoria de comunicação. Ainda não se sabe em qual área ela vai atuar nem se vai aceitar. São só especulações, igual no futebol, vai que a informação é quente!

Outra opção
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, também surge como um possível nome para assumir a chefia da Casa Civil ou a cadeira da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), atualmente ocupada por Cícero Monteiro. Segundo especulações no interior, Neto seria indicação da cota do próprio governador Rui Costa, mas ainda são só especulações. Caso isso aconteça, quem deve assumir a liderança do governo é o parlamentar Rosemberg Pinto, que atua hoje como líder da bancada do PT na Casa Legislativa, além de puxar outro deputado para a base aliada. Ou não. Dizem que o PSD pode querer também fazer a liderança. #EuNãoAposto

Salvador 2016
A babilônia não pegou fogo ainda e o pessoal já pensa na sucessão de ACM Neto (DEM) na prefeitura de Salvador. O comentário que rola pelos corredores da Assembleia é que se o novo governador eleito Rui Costa (PT) quiser ir forte para o pleito de 2016 vai ter que, além de escolher um bom nome, escolher também um bom secretariado para lhe auxiliar nisso. Então, a escolha não deve ser fácil. Embora as especulações apontem para um lado, tudo pode mudar com as revelações, indicações e com as eloquências dos jornalistas também, que vivem surfando na “arte de especular”, doa a quem doer. Só pra lembrar, Rui ganhou em Salvador e em Feira de Santana, ambas as cidades administradas pela oposição. #QuefiqueRegistrado

Leia também:
#PapoReto: Mais tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio; ninguém aguenta mais

Lobão elétrico
O músico carioca Lobão declarou seu voto ao PSDB. Ele vai votar em Aécio Neves (PSDB) e está ativamente fazendo campanha. Inclusive chegou a declarar em seu perfil no Twitter que deixaria o país caso a presidente Dilma (PT) ganhasse. Então, daí, a galera que não é fraca nem nada, caiu em cima do Lobão com “memes” em redes sociais com imagens do passaporte carimbado e com diferentes destinos. Na Bahia, o “Lobo Bobo”, como disse o mano Caetano Veloso, em música provocativa ao carioca, foi também provocado por um colega meu e respondeu, assim como respondeu Caetano. Veja no que deu a breve provocação: (Colocar Imagem do Twitter com o diálogo)

| FOTO: Reprodução/Twitter |

Vai ter audiência
Dessa vez o prefeito de Itaberaba não pulou as setecentas sepulturas dos filmes de terror e vai mesmo sentar no banco dos réus. É nesta sexta-feira (24), no Fórum Desembargador Helio Lanza, na própria cidade, que João Mascarenhas Filho (PP) deve pagar seus pecados, ao menos na tensão psicológica. Estão apertando a mente do rapaz. A população é que se amarra nas picuinhas de política. Para não esquecer, o gestor vai para uma audiência das testemunhas do processo de falsidade ideológica. A denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP-BA) deu origem a uma ação penal, que tramita na primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Nela, João é acusado de falsificar escrituras de imóveis públicos para leiloá-los e comprá-los a preço de banana.

Nilo x Isidório
Parece brincadeira, mas não é! O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSC), com a mesma legitimidade que todos os parlamentares, pleiteia a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A imprensa da capital já corre para publicar textos com um possível confronto entre Isidório e o atual presidente Marcelo Nilo (PDT), que deve ir para seu quinto mandato na chefia da Casa. Ambos são amigos e, com certeza, devem chegar a um entendimento. Nilo já anunciou que tem 42 votos, mas o número deve subir, e ele só precisa ter 30, se não me engano. Já tem também deputado defendendo candidatura do pedetista ao quinto mandato na presidência. Nilo só deve ficar preocupado se o Pastor começar a campanha nos mesmos moldes que fez a da eleição proporcional, aí o bicho vai pegar. Me falaram que Isidório não entra na briga para perder, pelo contrário, ele sempre sai ganhando!

Lula de novo?
Dilma não ganhou ainda a reeleição e já desponta a comentar sobre sua sucessão. A presidente e candidata do PT afirmou que “com certeza” vai ajudar o ex-presidente Lula a voltar para a presidência do país em 2018. A declaração da petista em jornal de circulação nacional foi feita poucos dias após o presidente do PT, Rui Falcão, lançar o nome do ex-presidente para o próximo pleito. “Isso foi dito pelo Rui Falcão. O presidente Lula não me disse isso, mas se depender de mim, pode ter certeza, eu ajudo”, disse Dilma, em coletiva de imprensa. Lula, por sua vez, disse em alto e bom som que não tem vontade de disputar as eleições de 2018, ele acredita que já cumpriu sua “missão”. “Se depender de mim, não [serei candidato]”, afirmou. “Quando chegar na eleição de 2018, estarei com 72 anos. Nós temos que ter [isso] em conta”, contou em entrevista à Rádio Jornal do Commercio, do Recife.

O ex-presidente Lula que passar o bastão | FOTO: Reprodução |

Wagner topa
Se Lula não quer a presidência em 2018 pode mandar a bola para o “Galego” que ele domina e “taca-lhe pau”. O “Galego” é o governador Jaques Wagner, o qual Lula trata pelo apelido. Em uma das vezes que o ex-presidente esteve na Bahia, durante a campanha de Dilma, ele declarou que estaria mesmo com idade avançada, assim como vem falando, mas também deixou no ar uma parte da frase que foi interpretada por muitos como um “ato falho”. “Daqui a quatro anos eu estarei com 72 anos e cansado, mas o Galego estará mais jovem e forte”. Não duvide que Wagner assuma uma posição de destaque no segundo mandato da presidente Dilma, caso ela vença o pleito de domingo (26), e se fortaleça ainda mais para chegar a ser um dos possíveis nomes para 2018.

Oposição quer mais
O grupo de políticos de oposição na Bahia quer aumentar a votação de Aécio Neves (PSDB) neste segundo turno. Ele teve apenas 1.276.603 votos, o que representa 18,27% dos dados validados pelo Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com informações, a intenção é dar o mesmo número de votos que Paulo Souto teve e mais um pouquinho, algo em torno de 3 milhões, o que já seria um grande feito. O problema é manter um ritmo frenético para chegar no domingo com força ao ponto das urnas cantarem votos sem parar. No estado, Aécio teve menos votos que Marina Silva, que chegou a 18,38%, com um total de 1.284.185 votos. O candidato a governo Paulo Souto teve exatos 2.440.409 votos.

PT na final
Já o Partido dos Trabalhadores conseguiu manter o “projeto de sociedade” que implantou na Bahia e ainda derrotou o “carlismo” pela terceira vez no primeiro turno. O governador Jaques Wagner se consolidou como a principal liderança do estado, e não adianta contestar porque foi o que ele provou nas urnas de novo. A intenção do PT neste segundo turno, ao que parece, e o que informa o presidente da sigla, Everaldo Anunciação, e o governador eleitor, Rui Costa, é dar mais de 70% dos votos para a candidata Dilma no próximo domingo. No primeiro turno, Dilma teve 61,44%, o que equivale a 4.292.325 votos, mas querem que esse número suba o máximo possível.

| FOTO: Reprodução/Facebook |

Festival Ressonar
A Chapada Diamantina segue com festivais de músicas de expressão. Depois dos tradicionais eventos de ritmos pop e comerciais em Iguatu, Lençóis e Mucugê, logo no início de 2015 será a vez do Festival Ressonar, que chega a sua sétima edição com uma proposta alternativa de música eletrônica e programação moderna. Entre os dias 6 e 11 de janeiro, a cidade de Lençóis abriga o evento que terá oficinas, performances, espaço gourmet, feira de artesanato, shows de DJs e VJs. Serão seis dias sem interrupção com programação, que envolve ainda rituais, artistas circenses e nomes da música eletrônica e seus projetos como Juarez Petrillo aka DJ Swarup, DJ Glen, Nana Torres, Tyamat e Matibhrama. Os ingressos já estão à venda desde setembro.

*Vitor Fernandes é jornalista e assessor de imprensa
 politicajornaldachapada@gmail.com

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas