Chapada: Uefs realiza ações na região durante a semana de Ciência e Tecnologia

Postado em out 22 2014 - 9:46am por Jornal da Chapada
iefs

As atividades envolveram a comunidade local, em especial crianças e jovens das escolas de Lençóis e municípios da região | FOTO: Reprodução/Edvan Barbosa |

O Campus Avançado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na Chapada Diamantina foi palco da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 16 e 19 de outubro de 2014. As atividades envolveram a comunidade local, em especial crianças e jovens das escolas de Lençóis e municípios da região. Utilizando o espaço do Mercado Cultural Municipal e o auditório do Campus Avançado da Uefs, foram realizadas diferentes ações que despertaram curiosidade e encantamento. Destaque para a mostra de peixes de água doce e salgada na exposição do Laboratório de Ictiologia, do Departamento de Biologia da Universidade.

O biólogo da Uefs Marconi Porto Sena palestrou sobre o trabalho de análise, monitoramento e pesquisa da composição e estrutura das comunidades de peixes de duas áreas alagadas, denominadas de Marimbus, na Chapada Diamantina. Segundo o pesquisador, o objetivo foi levar novos conhecimentos para guias turísticos, garimpeiros e pescadores. Equipamentos do Observatório Astronômico Antares, como o planetário móvel, também despertaram a atenção, através de estrutura especial que levou um pouco do conhecimento de Astronomia. A comunidade participou, também, de sessões de massagens e práticas terapêuticas não convencionais.

Duas oficinas também chamaram a atenção: a de Construção de Instrumentos, realizada no sábado (18/10/2014), e a Oficina de Improvisação Musical, com apresentação e concerto dos participantes da oficina de construção de instrumentos no Mercado Cultural no domingo (19/10), encerrando a programação.

Sensibilização
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o território nacional desde 2004 pelo Governo Federal, mobilizando toda a população e envolvendo principalmente crianças e jovens em atividades que valorizam a criatividade, atitude científica e a inovação. Na Uefs, diferentes cursos e departamentos foram envolvidos na construção de um programa que contemplou a população com visitas orientadas por um complexo de laboratórios didáticos e de pesquisas, onde também ocorreram palestras, oficinas e minicursos no Campus de Feira de Santana e no Campus Avançado da Chapada Diamantina. As informações são do Jornal Grande Bahia.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.